Professoras e egressa da Universidade recebem troféu Emergências Climáticas

As professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) Maria Lucia Torrecilha (in memorian) e Victoria Delvizio receberam na noite desta segunda-feira, 15, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a gratificação regional do Prêmio IAB 2025, oferecido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Mato Grosso do Sul (IAB-MS). A premiação reconhece o trabalho Lagoa Itatiaia: Lugar de Vida na categoria Práticas Pedagógicas.

Em nome de Maria Lucia, o diretor da Agência de Internacionalização, Gustavo Cancio, e sua irmã, a psicóloga Camila Torrecilha Cancio, ambos filhos da homenageada, foram premiados com o troféu Emergências Climáticas do IAB-MS junto à professora Victoria. O mesmo ocorreu com a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo Alana Colin Barbosa, que assina junto à professora Maria Lucia o trabalho Projeto Hospital Santa Casa, contemplado na categoria Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Planejamento e Cidades.

O diretor expressou a profunda emoção e gratidão do momento. “Esse reconhecimento público tem um significado muito especial, pois reafirma o valor da trajetória da minha mãe para a arquitetura e o urbanismo de Mato Grosso do Sul, de sua dedicação à docência e à pesquisa e do compromisso que sempre teve com a profissão. Ver seu trabalho e sua história lembrados e celebrados transforma a saudade em memória viva e nos conforta ao saber que seu legado permanece inspirando e sendo reconhecido”, afirmou Cancio.

Ele comentou ainda que, com o consentimento de Victoria, o prêmio ficará sob responsabilidade dele e de sua irmã. “A entrega do prêmio [pela professora] foi um gesto extremamente gentil. Não foi apenas a entrega de um reconhecimento institucional, mas um encontro entre memória, família e legado. Esse gesto aproximou ainda mais a homenagem da história de vida profissional da minha mãe, dando humanidade e marcando todos nós que estávamos ali, pela delicadeza e pela força simbólica que carregava”, frisou.

A professora Victoria elucidou o trabalho vitorioso e a parceria com a homenageada. “No primeiro semestre deste ano, quando fui lecionar a disciplina de extensão Construir e Habitar em conjunto com a professora Maria Lucia, sugeri que a gente aplicasse nas aulas o Guia do Espaço Público, metodologia voltada à análise dos espaços arquitetônicos. Com Maria Lucia, estudamos e aplicamos esse conteúdo na Lagoa Itatiaia, avançando uma nova etapa com os estudantes, que desenvolveram propostas de melhorias, aproveitamentos e qualificações desse espaço público em nossa cidade”, pontuou.

Já a arquiteta e urbanista Alana Colin explicou seu projeto premiado e a amizade que tinha com a coautora. “Trata-se de uma requalificação urbana no entorno do Hospital Santa Casa de Campo Grande, que também foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso, sob as orientações ricas e valiosas da Maria Lucia. Ela foi uma professora excepcional, além de ter sido uma amiga muito querida. A prancha enviada para o concurso do IAB contém uma homenagem de carinho e agradecimento pelos ensinamentos e pela amizade in memorian”, revelou.

A presidente do IAB-MS, Olinda Beatriz Meneghini, reiterou que a premiação da entidade é uma forma de mostrar a arquitetura de Mato Grosso do Sul para o Brasil e valorizar seus profissionais. “Hoje é dia de lembrar todos os colegas de profissão, [inclusive] os que nos deixaram recentemente, entre eles o arquiteto e urbanista João Augusto Albuquerque Soares, pelo belíssimo à frente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, e a arquiteta e urbanista Maria Lucia Torrecilha, que será sempre lembrada pelos alunos e colegas pelo excelente trabalho em ensino e extensão. Ser arquiteto não é só ser um especialista capacitado para criar, planejar e construir ambientes internos e externos, mas ter uma função social política perante a sociedade”, declarou.

A etapa nacional do troféu Emergências Climáticas ocorrerá nos próximos meses, e os trabalhos já premiados regionalmente farão parte dessa nova concorrência.

Medalha Celso Costa

Servidores vinculados à Universidade também receberam condecoração da Alems alusiva ao Dia do Arquiteto. Precedendo a entrega regional do Prêmio IAB 2025, a sessão solene de concessão da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo Arquiteto e Urbanista Celso Costa fez uma homenagem aos responsáveis pela formação dos profissionais que contribuem para a edificação das cidades sul-mato-grossenses.

Entre os 24 homenageados estavam a professora Maria Margareth Escobar Ribas Lima, os professores aposentados Ângelo de Arruda e João Bosco Delvizio e o arquiteto e urbanista Gogliardo Vieira Maragno, todos eles tendo respectivo vínculo à Faeng.

A cerimônia foi realizada pela primeira vez neste ano na Casa de Leis. A honraria leva o nome do arquiteto e professor que fundou o primeiro curso de Arquitetura em MS, em instituição privada, no início da década de 1980, em um período decisivo de estruturação urbana do estado e da Região Centro-Oeste.

Texto: Raul Delvizio, com informações de Osvaldo Júnior (Alems)

Fotos: Wagner Guimarães (Alems) e Raul Delvizio