Gestão se reúne com Adufms para buscar soluções conjuntas

Na tarde de hoje, 12, a liderança da UFMS se reuniu com a diretoria da Adufms para tratar sobre as ações realizadas e o planejamento para 2026. Na pauta da reunião foram abordadas as ações inovadoras realizadas no ensino, na pesquisa e na extensão, além das estratégias para o fortalecimento da permanência dos professores nos municípios onde a UFMS atua. 

O presidente da Associação, José Roberto Oliveira, esteve acompanhado do assistente administrativo e financeiro, Josias Santos. Estiveram presentes o pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva; o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabricio Frazilio; a pró-Reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla; a pró-Reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol; e a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica,  Rose Pinheiro.

Um dos temas de consenso é o fortalecimento da permanência de professores nos câmpus e a pauta do adicional de fronteira. A gestão da UFMS se comprometeu a realizar um levantamento de pedidos de remoções dos câmpus e trabalhar em conjunto em busca do adicional, que tem sido debatido em nível nacional, tanto na Andifes quanto Unifronteira e nas associações de docentes. 

A pró-reitora de Gestão de Pessoas ressaltou a necessidade de se pensar em soluções conjuntas e listou todas as inovações já alcançadas em relação aos processos de avaliação, afastamento e deslocamento, perícias locais, exames periódicos, insalubridade e o fortalecimento do Cuidar Mais UFMS. O presidente da Adufms também assumiu o compromisso para levar essa reflexão nos câmpus.

O pró-reitor de Graduação também lembrou a melhoria do ambiente de trabalho, com as audiências públicas do UFMS em Ação, que focou na Formação Humanizada. Segundo ele, a UFMS tem se destacado ao propor uma formação universitária que rompe com modelos tradicionais, garantindo um equilíbrio entre avanços tecnológicos, metodológicos e humanos, para enfrentar os desafios da sociedade atual.

“Um dos exemplos é o projeto pedagógico institucional, que segue as diretrizes internacionais e as orientações do MEC, que foi construído coletivamente por toda a comunidade universitária e aprovado pelos Conselhos Superiores (Resolução nº 369-COUN/UFMS, de 06/12/2024)”, disse.

Cristiano também explicou que a partir de 2026 os cursos de graduação vão oferecer três novos  conteúdos transversais em seus projetos pedagógicos, alinhados à formação cidadã: Inteligência Artificial; Empreendedorismo e Inovação; e Vida, Cidadania e Sustentabilidade, os quais fortalecem a formação dos futuros profissionais para que se destaquem na sociedade e contribuam para o seu desenvolvimento.

José Roberto também falou sobre um debate nacional para inserir a EJA como uma disciplina nos cursos de licenciatura. “Esse é um debate importante para preparar o professor a atuar de forma mais ampla”, disse.

Inovações nos PPCs

A UFMS, protagonista na ciência e na educação no Estado de Mato Grosso do Sul, reafirma seu compromisso com uma formação centrada no estudante, colocando-o no núcleo das ações de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, mais de dez cursos focaram em um único turno de oferta de disciplinas para otimizar a experiência acadêmica e favorecer a permanência qualificada. Além disso, as cargas horárias foram ajustadas para o mínimo previsto pelo Conselho Nacional de Educação, garantindo eficiência sem comprometer a excelência formativa.

Outra medida inovadora foi a adequação do período letivo de 17 para 15 semanas no primeiro e no segundo semestres, o que em conjunto com os semestres letivos especiais, promoverão um calendário acadêmico mais equilibrado, com período estendido para realização, para que professores e estudantes estejam mais tranquilos e que o estudante passe a ter mais tempo para se dedicar aos estudos, participar de projetos de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, aproveitar as múltiplas oportunidades oferecidas pela UFMS ou, ainda, se desejar e preciso for, trabalhar nos contraturnos. Essas mudanças fortalecem a aprendizagem, ampliam a vivência universitária e reafirmam a UFMS como instituição moderna, dinâmica e comprometida com o sucesso acadêmico e profissional de seus estudantes.