Amanhã, 9, a partir das 14h, o Hub Pantanal Inovação e Modelagem Empreendedora (Pime) celebra o avanço e crescimento dos empreendimentos participantes em 2025. Durante o evento Aginova Conecta: Graduações, Conexões e Resultados, promovido no espaço da Agência de Inovação (Aginova), localizado no Corredor Central da UFMS de Campo Grande, será realizada a graduação oficial de duas empresas, além da apresentação da missão e do portfólio das demais empresas para os presentes.
De acordo com o diretor da Aginova, Saulo Moreira, a programação busca dar visibilidade aos resultados obtidos e reconhecer publicamente o desenvolvimento de cada uma das dez empresas vinculadas ao Hub Pime. “Ao celebrar trajetórias e conexões, reforçamos a cultura de inovação na comunidade acadêmica e no ecossistema local, estimulando novas parcerias e a criação de empreendimentos de base tecnológica e de impacto”, enfatiza. “Defendo que a Universidade siga conectando talentos, ciência e mercado para gerar valor público. A graduação de empreendimentos demonstra que o Hub Pime cumpre sua missão: formar negócios sustentáveis, fortalecer a cultura empreendedora e ampliar o impacto socioeconômico regional”, complementa.
Entre as principais ações realizadas em 2025 estão programas e desafios para empreendedorismo júnior, de impacto e base tecnológica, como formações, mentorias e conexões com mercado; fortalecimento da propriedade intelectual, por meio da redação e depósito de pedidos de proteção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial; estabelecimento e ampliação de parcerias para ciência, tecnologia e inovação e de redes com governo, empresas e sociedade; e a integração com outras unidades acadêmicas e com a Agência de Internacionalização para participação de estudantes e servidores em projetos e mobilidades.
Atualmente, o Hub Pime possui uma carteira de dez empreendimentos: BEM, Dual Link, Arandu, SHD Graphene, Big Dados, Diango App, Fortalecer, UxBras, República das Arteiras e Geo IA. Durante o evento, serão graduadas as empresas GEO IA e República das Arteiras. “Ambas percorreram o ciclo do Hub Pime (mentorias, capacitações, conexões e validação de mercado), apresentando maturidade de produto/serviço, governança mínima e perspectivas de crescimento, exatamente o resultado esperado da experiência no nosso ambiente promotor de inovação”, explica Moreira.
A GEO IA apresenta soluções de inteligência geoespacial aplicada, validação técnica, tração com clientes e potencial de escalabilidade em setores como agronegócio, meio ambiente e cidades inteligentes. Já a República das Arteiras reúne negócios criativos e de economia solidária, com enfoque em design, cultura e geração de renda, estruturando modelo sustentável e ampliando acesso a mercados por meio de capacitações e redes.
“As portas do nosso ecossistema de inovação permanecem abertas para novas ideias, parcerias e investimentos”, finaliza o diretor.
Texto: Thalia Zortéa
