Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Presente chega ao Hospital Universitário

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realizou, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, três encontros no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), como parte da ação Progep Presente. Integrante do programa UFMS em Ação, a iniciativa busca fortalecer o diálogo com as equipes e ampliar o acesso às informações sobre gestão de pessoas em todas as unidades da Universidade.

As atividades foram organizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de alcançar o maior número possível de servidores. A proposta incluiu apresentações introdutórias das ações da Progep e conversas diretas com as equipes, tanto no auditório quanto nos setores do hospital.

De acordo com a pró-reitora Gislene da Silva, a ação é uma continuidade das visitas realizadas ao longo do ano. “Dentro das ações da Progep, a gente tem ido às unidades para fazer um atendimento momento mais próximo, entender a realidade, considerando que a nossa Universidade é muito grande”.

Ela explicou que a ida ao Humap-UFMS/Ebserh atendeu a uma solicitação da própria comunidade. “A gente tem 330 servidores da UFMS que são lotados no hospital e por uma demanda dos próprios servidores, eles demandam certos atendimentos e a realidade dentro do hospital é diferente. Então, a gente quis estar lá dentro, presente, para escutar”, falou a pró-reitora.

Gislene destacou ainda que, mesmo com a gestão hospitalar sob responsabilidade da Ebserh, o cuidado com a gestão de pessoas permanece com a UFMS. Com isso, a equipe organizou uma programação especial para atender diferentes escalas e rotinas. “A gente esteve lá na terça, dia 2, pela manhã, na quarta, 3, pelo período da tarde e na quinta-feira, 4, no período noturno, porque lá também o regime de trabalho é bem diferente. […] A gente resolveu fazer essa primeira presença em três dias em turnos diferentes para tentar alcançar o maior número de pessoas”, esclareceu.

As ações foram divididas em dois momentos a cada turno. “A gente esteve lá fazendo uma apresentação das nossas ações, uma apresentação simples, mais para puxar conversa e as pessoas trazerem sugestões de melhorias. E para quem não conseguiu estar presente conosco lá no auditório, a gente também andou dentro do hospital, nos apresentou e questionou as necessidades”, acrescentou Gislene.

Entre as principais demandas apontadas pelos servidores, a dificuldade de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi um dos pontos recorrentes. “O Hospital Universitário tem um SEI próprio da Ebserh e ele não é conectado com o nosso SEI daqui. Às vezes, eles querem fazer requerimentos, acessar processos e não conseguem ter esse acesso, porque o SEI de lá é diferente”, comentou. Demanda esta que foi prontamente atendida pela Pró-Reitoria. “A gente já tomou a atitude e estamos prontos para publicar um edital já na semana que vem, concedendo esse acesso, liberando a oportunidade deles solicitarem e a gente liberar o acesso em um perfil do Hospital Universitário, no qual eles vão ter todos os acessos dos servidores que são lotados na UFMS”, anunciou.

Outra demanda importante foi a necessidade de atendimentos presenciais. “Eles também sentiram a necessidade da gente estar mais presente lá para tirar dúvidas técnicas e também fazerem os requerimentos, sem precisar vir até a Progep”, falou. “Faremos plantões agora no primeiro semestre de 2026. Eu vou levar equipes de cada setor, estabelecer um cronograma de vários assuntos da nossa Pró-Reitoria e vamos levar os nossos servidores até lá”, informou a pró-reitora.

A Progep também pretende ampliar a articulação com a gestão do hospital. “A gente vai, na próxima semana, se reunir com a superintendência do hospital para que a gente possa estabelecer soluções e melhorias. São coisas simples que a gente consegue resolver e que um diálogo entre gestão UFMS e a Ebserh. Assim, a gente consegue melhorar a qualidade de vida dos servidores”.

A pró-reitora avalia que estar próxima dos servidores trouxe ganhos importantes. “Para gente conseguir atender com qualidade as expectativas, a gente precisa estar presente mesmo e entender as diferenças de cada unidade, de cada setor. A gente estando lá conseguiu sentir, todas as queixas que passaram pra gente”, ressaltou. “Eles ficaram muito gratos, se sentiram realmente acolhidos. A grande maioria agradeceu muito e pediu que isso não parasse, que a gente continuasse com esse projeto. Então, a gente alcançou o nosso objetivo que era levar a presença e entender a realidade deles”, finalizou.

Durante a visita, também foram entregues os cadernos e calendários institucionais de 2026.

Texto: Heloísa Garcia 

Fotos: Arquivo da Progep e Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh