Aulão preparatório para Vestibular e PASSE UFMS lota Teatro Glauce Rocha

Na noite desta ontem, 5, o Teatro Glauce Rocha recebeu mais de 750 candidatos que irão realizar as provas do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS 2026 nos próximos finais de semana para o aulão preparatório do Cursinho UFMS. O momento representou uma oportunidade de revisões de conteúdos essenciais para as avaliações, tirar as últimas dúvidas e também receber dicas importantes na reta final de preparação.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, o aulão do Cursinho UFMS é momento de nostalgia e a leva para 30 anos atrás, quando também foi aluna da iniciativa. “Eu sou bem suspeita para falar do Cursinho UFMS. Fui aluna desse cursinho, depois eu fui professora, meu primeiro emprego foi no Cursinho UFMS. Eu vi gerações e gerações de pessoas entrando, tendo esse sonho, como eu tive de entrar nesta Universidade, e depois essas pessoas estarem aqui. Eu olho para essas carinhas, esses alunos, que hoje estão aqui com aquela esperança no coração e aquela vontade de fazer parte dessa família UFMS, e muitos deles estarão aqui conosco no ano que vem. Esse projeto é lindo, justamente por causa disso. Ele faz com que as pessoas realizem seus sonhos”, contou.

Já a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, reforçou a felicidade em receber os candidatos e o desejo que eles sejam aprovados nos processos seletivos. “Para nós, é um momento de muita satisfação, de muita alegria ver que vocês querem ser o UFMS e vocês serão! Nós queremos, na recepção de calouros, receber vocês. […] Sejam muito bem-vindos e bem-vindas à esta noite, este aulão que foi preparado com muito carinho por esta equipe ilustre que se dedicou para fazer hoje o melhor para vocês”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Edilson Zafalon, também desejou boa sorte aos candidatos. “Quando eu cheguei aqui, começou a passar uma história na minha cabeça, porque há três décadas, eu estava na condição de vocês. Sinto uma energia muito boa aqui, e espero que vocês alcancem os sonhos de vocês. Agora é o momento de relaxar, curtir, tentar gerenciar a ansiedade para que em 2026 vocês sejam UFMS”, falou.

O coordenador do Cursinho UFMS, Edivaldo Araújo, disse que a equipe preparou uma noite incrível para que os candidatos se sintam prontos para as avaliações. “Nós preparamos realmente um momento super especial, um aulão focado na quebra da ansiedade e também com novos conteúdos, com conteúdos especiais, para que esse momento seja realmente um momento especial para esse aluno. Eu tenho certeza que esse aluno vai sair daqui hoje muito mais motivado para que, no domingo, ele faça a melhor prova possível e venha a ser o UFMS no próximo ano”, comentou.

A aluna do Cursinho UFMS Maria Clara de Fátima tem o sonho de cursar Medicina. Este ano, com foco total, estava animada para o aulão e com expectativa de uma prova de alto nível no domingo. “De acordo com o professor de Biologia, ele falou [que o aulão] que seria uma das maiores experiências da nossa vida aqui. Então, eu estou com expectativas […] para o Vestibular, o mesmo nível do ano passado, um nível bem alto, assim, ainda mais em Matemática e Ciências da Natureza”, revelou.

A mãe de Maria Clara, Janaína de Godoi, acompanha a filha na jornada em busca da aprovação no curso de Medicina. “Não é fácil, mas ela é uma menina muito aplicada e é o sonho dela, então vamos lá. Eu estou indo com ela pra tudo que é lado. É o sonho, vai dar certo, esse ano vai”, disse.

Acompanhado de um grupo de amigos, quem também estava animado para o aulão era o Vinicius Campos, que está no segundo ano do ensino médio. Ele sonha com o curso de Direito, irá fazer a segunda etapa do PASSE e o Vestibular como treineiro. “Espero uma aula interessante e que dê para aprender bastante coisa, espero passar bem no PASSE com essa aula”.

As provas do Vestibular UFMS serão aplicadas em 7 de dezembro, enquanto o PASSE será no dia 14 de dezembro. Os candidatos podem acompanhar mais informações na página ingresso.ufms.br.

Texto e fotos: Rúbia Pedra