O vice-reitor Albert Schiaveto inaugurou na terça-feira, 2, a unidade do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie) da UFMS de Ponta Porã (CPPP). Além do município, todos os câmpus passam a ter unidades do Labcrie. A implantação dos ambientes de inovação é um projeto promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação.
Os laboratórios ligados ao Labcrie são locais dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em tecnologias educacionais, além de fomentar ecossistemas de inovação nos municípios onde estão presentes. Com coordenação da UFMS, o projeto implantou unidades nos 26 estados e no Distrito Federal.
Na inauguração do laboratório, o vice-reitor ressaltou que a nova unidade representa um avanço importante para fortalecer práticas inovadoras na formação de professores. “A ideia é a gente ter um espaço dinâmico que pode ser facilmente transformado, onde é possível uma outra composição e utilização de ferramentas que estimulam a criatividade e a inovação, criando novas formas de a gente trabalhar a Educação Básica das nossas escolas”, explicou.
“Parabéns para todos nós. São espaços como esses que vamos criando gradativamente, melhorando a nossa Universidade. Façam bom uso dessa sala, que não fica restrito à licenciatura, é para todo mundo que queira experimentar e promover uma atividade um pouco mais dinâmica. Com isso, a gente vai cada vez contribuir para sustentar o objetivo do nosso laboratório de criatividade e inovação”, comemorou o vice-reitor.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, a implantação do Labcrie reforça o compromisso da Universidade com a formação docente. “A gente pode estar cada vez mais próximo da Educação Básica. Por meio das licenciaturas, a Universidade é a formadora dos nossos professores. Com iniciativas como essa, podemos atuar de forma mais ativa na formação continuada dos professores da rede pública, principalmente da Educação Básica”.
O diretor do CPPP, Leonardo Silva, destacou que o laboratório atende a uma demanda crescente por ambientes integrados de aprendizagem e inovação. “A expectativa é que a gente tenha um uso bastante profícuo desse espaço aqui, que seja um hub de conexões e de aprendizado para todos nós”, desejou. “Essa semana a gente recebeu três escolas aqui no Câmpus e o Labcrie veio para somar nessas parcerias. As diretoras estão muito felizes de ter a possibilidade de fazer essa parceria aqui conosco. A gente já teve a oportunidade de mostrar para a Secretaria Municipal de Educação, o pessoal do Estado também já nos visitou e estão encantados com o laboratório”, completou.
A professora do curso de Pedagogia Viviane Cacheffo ressaltou que a iniciativa fortalece as atividades acadêmicas e de extensão desenvolvidas no câmpus. “Gostaria de agradecer por mais um espaço que vem ampliar a nossa possibilidade de trabalho com a comunidade externa e com os nossos acadêmicos, qualificando ainda mais o trabalho que é desenvolvido pela Universidade em Ponta Porã”.
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Arquivo do câmpus
