Núcleo Sinfônico leva magia ao Natal Luz da UFMS com o repertório Big Band Christmas

Na noite de hoje, 2, foi realizado o Natal Luz da UFMS no auditório Prof. Luís Felipe de Oliveira, no setor 3 da UFMS de Campo Grande. A celebração contou com a apresentação musical do Núcleo Sinfônico e reuniu professores, estudantes, técnicos-administrativos e membros da gestão, que prestigiaram a programação especial preparada para marcar o espírito natalino e celebrar as conquistas de 2025. 

A reitora Camila Ítavo reforçou a importância da programação como momento de integração, reconhecimento e valorização de todos que contribuem para a Universidade. “Tenho três pedidos. Primeiro,  quem não apreciou, que aprecie esse concerto maravilhoso de Natal que está disponível no canal da nossa TV UFMS. A segunda palavra é de agradecimento, agradecer todas as pessoas que trabalham na UFMS, sejam servidores, sejam colaboradores, aos nossos estudantes, pela dedicação de um ano incrível, incrível em todos os sentidos, essa energia, esse trabalho, as conquistas, tudo que nós temos feito em conjunto. Nosso muito, muito obrigada. E o terceiro é desejar, do fundo do coração, um Natal de muita paz na nossa Universidade, nas nossas famílias, e um 2026 recheado de conquistas, realizações e, fundamentalmente, harmonia entre todos nós, para que estejamos unidos para superar desafios, para ultrapassar barreiras e para que a gente seja cada dia mais harmônico e feliz dentro do nosso ambiente de trabalho e de estudo. Que a gente possa ajudar cada vez mais jovens, ajudar governos, que a gente possa iluminar como uma Universidade deve fazer e como a UFMS faz também”, desejou.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, ressaltou a emoção de encerrar mais um ano de trabalho junto às comunidades. “Preparamos esse evento com maior carinho, pois é com muita emoção que a gente completou um ano de gestão bacana e humana, e agradecer tudo de bom. Agradecer também aos nossos alunos da Bolsa Artista, que prepararam aqui no hall do auditório cartinhas, exposições agradecendo esse ano e falando de amor, de respeito, tudo para nós entrarmos numa boa energia para entrarmos em 2026, que continue sendo um ano abençoado e que a gente faça cada vez mais e mais pela nossa Universidade. A minha mensagem de Natal para todo mundo é que nós tenhamos paz, saúde, muita vontade de trabalhar e que a nossa Universidade seja cada vez mais linda e acolhedora”, celebrou.

No auditório Prof. Luís Felipe de Oliveira, está sendo realizada a exposição Palavras de Sentir, Viver e Agradecer, que ficará aberta para visitação gratuita até janeiro de 2026. “A ideia dessa exposição é que ela seja interativa, que as pessoas possam participar, entrar, olhar as palavras, dar sentido a elas e deixar uma mensagem. A gente está numa época de fim de ano, de Natal, então era como se a gente estivesse fazendo um presépio, não em forma, mas em palavras. Essa possibilidade de a gente dizer para o outro o que a gente espera dele, o que a gente espera da gente, agradecer pelo ano que teve, pelas conquistas. A gente convida o público para interagir nessa exposição e deixar aquela palavra que fez muito sentido para ele em 2025 e o que ele espera para 2026”, explicou a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Proece, Rozana Valentim. “Nossa árvore de Natal é uma árvore do Cerrado, trocamos o tradicional pinheiro por uma árvore mais robusta, que tem a ver com a gente. Tem as folhas, que são literalmente folhas de papel, e a gente está simulando que sejam folhas por onde vão e voltam boas coisas, nascem. Em janeiro, as pessoas também vão poder deixar suas mensagens”, complementou.

Com a apresentação Big Band Christmas, o Núcleo Sinfônico apresentou 12 músicas. “Vamos trazer um pouquinho da sonoridade das Big Bands, que são orquestras que surgiram na década de 20, 30 do século passado nos Estados Unidos para acompanhar música de dança, música de salão e ficaram muito conhecidas por participar do jazz, da cena do jazz, do blues, mas depois muitos outros estilos passaram pelas Big Bands: saxofones, trompetes, trombones e tem um repertório de Natal, de jazz”, comentou o coordenador do Núcleo Sinfônico e professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS, Jorge Geraldo.

O coordenador ainda ressaltou que o Natal Luz da UFMS contribui para fortalecer o trabalho de formação artística desenvolvido pelo Núcleo Sinfônico, que envolve estudantes, egressos, servidores e músicos profissionais da comunidade externa. É muito gratificante ver essa diversidade de pessoas se unindo pela música e levando arte para dentro e fora da UFMS”, afirmou.

Para a egressa e cantora Juliana Araújo Gomes, estar no Natal Luz é viver um momento cheio de emoção e significado. “É o segundo ano que participo com o professor Jorge Geraldo. Para mim, ele é o melhor professor de Mato Grosso do Sul, pois me ensinou e continua me ensinando muitas coisas. As canções natalinas tocam no coração das pessoas e no meu também. Eu acho linda essa formação instrumental, não é sempre que a gente pode cantar com músicos tão capacitados, muitos deles formados pela UFMS”, contou.

Para a estudante Camile Cremm, participar da exposição foi uma experiência valiosa. “É muito divertido ter essa experiência de participar e de construir junto com eles essa exposição. Acho incrível poder participar ativamente de exposições. É muito interessante ter essa conexão, ver de perto e se inspirar, tanto para criar quanto para a vida. Acredito que a arte estabelece uma grande conexão com tudo o que se relaciona na vida em geral. Por isso, ter contato com essas exposições e poder visitá-las é muito importante”, concluiu. 

 

Texto: Lúcia Santos

Fotos: Heloísa Garcia