Concluintes dos cursos de graduação realizam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Na tarde de ontem, 23, mais de 1,7 mil estudantes dos cursos de bacharelados e tecnólogos da área de Ciências Sociais e Aplicadas realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. As provas foram aplicadas para os concluintes da Cidade Universitária e dos Câmpus da UFMS de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Três Lagoas e do Pantanal.

“É um momento muito importante em que o estudante consegue representar a sua Instituição, é um componente obrigatório para ele poder colar grau, mas também é uma honra ele poder representar e mostrar toda a qualidade da sua formação e a excelência que a UFMS traz para a formação dos nossos estudantes, tanto técnica quanto cidadã. Nós tivemos várias reuniões para que os estudantes entendam, conheçam a estrutura dessa prova, para que eles possam realizar com bastante tranquilidade. Temos certeza da qualidade da formação deles. […] A prova é só uma finalização, mas toda a formação dada durante o curso é o que dá todo esse espírito para eles poderem fazer uma prova de excelente qualidade e representar bem a UFMS”, disse a diretora de Avaliação Institucional, Heloisa Costa. 

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas, Aline Reis, o suporte fornecido aos estudantes é essencial para o êxito da prova. “Apoio institucional é fundamental nesse momento e o estudante que não faz, não consegue se formar, então a gente também precisa conscientizá-los da responsabilidade deles nesse processo e da qualidade do nosso curso, que também depende do desempenho deles. Parte da nota do nosso curso vem do desempenho dos discente no Enade. Então, tanto para quem sai, tem um conceito bom de curso, para quem vai entrar tem a segurança de que está fazendo um curso de excelência”, reforçou.

A coordenadora do curso de Administração da Escola de Administração e Negócios (Esan), Yasmin Casagranda, acrescentou que o apoio da Diavi, antes e durante a prova, é essencial para que a Universidade mantenha boas avaliações. “Tinha suporte para coordenação, tinha suporte para os estudantes. Então, em um momento que tínhamos dúvida do sistema do Enade, a UFMS estava lá para ajudar. E hoje, principalmente, eu vi alguns alunos que tinham esquecido caneta, que estavam com algumas dúvidas, estávamos aqui para acolher. […] Essa é a chancela do que fizemos, nesse tempo todo, com esses estudantes e vai impactar, inclusive, o interesse dos próximos estudantes em estar aqui”, complementou.

Para o estudante Arthur Bones, do curso de Administração da Esan, realizar a prova é um momento de responsabilidade. “A Universidade representa muito do que nós somos, a nossa formação. Quando ela vem aqui e recebe a gente dessa forma, é muito importante para nós, dá muita confiança. […] Entendo que eu tenho uma missão aqui hoje, de ter que tirar uma boa nota, porque eu tenho que ajudar o meu curso. Deu tanto para mim, então eu tenho que retribuir também para a sociedade e para a UFMS”, falou.

“Pra mim, é uma grande satisfação pertencer a uma Instituição de ensino de qualidade como UFMS e, principalmente, ter esse acolhimento todo. […] O quanto que isso é diferencial na vida do estudante e, principalmente, saber que pertencemos a uma Instituição que tem todo esse amparo, apoio, seja por meio de uma mensagem positiva e, até mesmo, de encorajamento”, disse a estudante Sarah Arinos, do curso de Direito da Faculdade de Direito.

A estudante Gabriely Medina, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Agência de Educação Digital e a Distância, destaca a importância do acolhimento. “Estou muito feliz de estar aqui. Eu não esperava receber um kit, me senti muito feliz mesmo. Foi realmente uma recepção muito boa e espero que a prova seja bem tranquila, e que a gente consiga acertar todas as questões”, concluiu.

Texto: Bianka Macário
Fotos: Raul Delvizio e arquivo dos câmpus