A 21ª edição da Candil, a revista de divulgação científica da Universidade, está disponível para leitura neste link. A reportagem de capa apresenta estudo sobre técnicas de beneficiamento do mel de abelhas sem ferrão, realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), que beneficia produtores rurais do Estado.
Na seção Entrevista, o governador Eduardo Riedel fala sobre o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, seu posicionamento estratégico para o Brasil e para o mundo e o papel da UFMS como parceira estratégica de inovação e sustentabilidade.
Outro destaque é a reportagem sobre o sistema de previsão de eventos extremos, que está sendo desenvolvido desde 2017 pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.
A revista destaca ainda a participação da Faculdade de Direito em projeto nacional que traz titularização de terras e transforma a vida de milhares de famílias sul-mato-grossenses; patente conquistada por pesquisadores da Faculdade de Medicina e do Instituto de Química que ajuda na recuperação de tecidos e tem potencial para uso na clínica ortopédica; acervo da Faculdade de Ciências Humanas com quase 30 mil selos, moedas, cédulas, fichas telefônicas, medalhas, títulos públicos e carimbos; ação de extensão que valoriza o patrimônio arquitetônico de Corumbá e reconta os 246 anos do município; e duas iniciativas que contribuem para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, realizadas no Câmpus da UFMS de Naviraí e na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição.
Na seção Memória, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dulce Tristão, conta sua trajetória de 45 anos como servidora pública da Universidade.
Produzida pela Agecom, a publicação apresenta produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas na Universidade. Confira esta e outras edições na página da Revista Candil.
Texto: Thalia Zortéa
