Estudantes do curso de Direito do Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan) estiveram na Cidade Universitária nesta quarta-feira, 24, onde visitaram o Parque da Ciência, o Museu de Ciência e Tecnologia e o Estádio Morenão. A atividade fez parte da programação de visita aos tribunais de Campo Grande, como parte da vivência prática na área.
O vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto, recebeu a comitiva e destacou a importância da integração entre os câmpus. “É fantástico quando o nosso estudante de outra cidade pode estar aqui na Cidade Universitária ou pode estar em outro câmpus conhecendo a UFMS, como ela é grande protagonista no nosso Estado”, afirmou.
A diretora do CPan, Andreliza de Souza, também acompanhou a viagem técnica dos estudantes.
Vivência prática nos tribunais
Durante a viagem, os estudantes acompanharam sessões no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O coordenador em exercício do curso, Ricardo Matos de Souza, explicou que a iniciativa aproxima teoria e prática. “Nosso objetivo foi proporcionar uma vivência prática aos nossos alunos, especialmente nos tribunais, tendo em vista que precisamos sempre alinhar a teoria e prática para que eles sintam mais seguros após a graduação e para ingressar no mercado de trabalho. […] Tenho certeza que os alunos terão uma nova visão do Direito, especialmente pelos conselhos que receberam a respeito da importância do estudo e como isso fará diferença no contexto acadêmico e profissional, os olhos deles brilhavam em cada visita”, avaliou.
Entre os estudantes estava Suelen Souza, do quarto semestre. “Eu só tenho a agradecer a experiência que eu tive nessa visita técnica junto com os meus demais colegas, onde a gente pôde conhecer e ter um pouco mais de experiência, acompanhar de perto a atuação de advogados, desembargadores e procuradores. […] O que mais me deixou impressionada é a responsabilidade que a gente tem diante de uma situação de defender o nosso cliente, de estar em um momento tão importante e tão sério, porque cada decisão tomada naquele lugar demanda muita seriedade, pois envolve diretamente a vida de outras pessoas”, relatou.
Durante a sessão, o presidente da Primeira Turma do TRT/MS, o desembargador Nicanor de Lima Araujo, aconselhou os estudantes interessados na magistratura. “O que eu posso dizer para vocês, se quiserem seguir essa nobre carreira que tanto nos orgulha, é: estudem! É preciso estudar bastante, pois hoje a exigência nos concursos públicos para a magistratura é muito grande”.
O desembargador André Luis Moraes de Oliveira reforçou que a leitura é indispensável para quem deseja seguir na área jurídica. O desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida também deixou seu conselho aos estudantes. “Quem não lê não sabe escrever, porque é a leitura que nos dá o raciocínio para que o pensamento flua no papel”, completou.
Texto: Heloísa Garcia, com informações da Assessoria do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul
Fotos: Arquivo dos participantes





