Rede Social é o nome escolhido para os novos espaços de convivência em todos os câmpus

O segundo semestre de 2025 trouxe novidades para a comunidade universitária da UFMS, com a instalação de novos espaços de convivência em todos os câmpus. Com 47% dos votos, o nome Rede Social foi escolhido com a participação de estudantes, servidores e colaboradores, por meio de enquete no perfil oficial da Universidade no Instagram.

As redes são um ponto de encontro, voltado para o descanso da comunidade universitária, onde estudantes, servidores e colaboradores podem curtir um determinado momento do dia e interagir entre si, assim como nas redes sociais virtuais.

A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, pontua que a proposta nasceu da necessidade de oferecer à comunidade ambientes mais acolhedores e integrados à vida universitária. “Identificamos que nossos estudantes e servidores buscavam locais de convivência que proporcionassem descanso, socialização e bem-estar fora das salas de aula e dos espaços de trabalho. Assim, criamos a Rede Social como parte de uma política institucional voltada ao fortalecimento da permanência, da inclusão e do pertencimento”, explica. “Nosso objetivo é que esses ambientes sejam cada vez mais utilizados e reconhecidos como locais de encontro, acolhimento e diálogo. A Universidade é feita de pessoas e a Rede Social reforça o nosso compromisso em valorizar cada uma delas”, acrescenta.

Ainda, de acordo com a pró-reitora, a iniciativa representa um ambiente de bem-estar, integração e criatividade. “Para os estudantes, é um espaço que contribui para a saúde mental e para a permanência na Universidade. Para os servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras, é um local de convivência que valoriza o cuidado e a qualidade de vida”, completa.

Além do nome Rede Social, a votação popular teve como opções: Conexão em Rede e Descansatório. “A enquete é um exemplo de como a UFMS tem buscado construir suas ações de maneira participativa e transparente. Ao abrir a escolha do nome para a comunidade no Instagram, reforçamos a ideia de que cada voz é importante na definição dos rumos da Universidade. Esse processo fortalece o senso de pertencimento e aproxima estudantes, servidores e gestores”, finaliza Vivina.

Além dos quatro setores da Cidade Universitária, os espaços serão instalados em breve em todos os municípios onde a UFMS está presente.

Texto: Thalia Zortéa