Com o objetivo de promover alinhamento estratégico entre as lideranças, a reitora Camila Ítavo, o vice-reitor Albert Schiaveto se reuniram com pró-reitores, diretores de agências e de câmpus, escola, institutos e faculdades nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, na Cidade Universitária. A programação da reunião de gestão expandida incluiu o reconhecimento de cursos de graduação pelo alto desempenho nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), o compartilhamento de informações entre os gestores e o lançamento do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS 2026.
Para a reitora, a reunião possibilita a troca de experiências, boas práticas e o monitoramento da execução do Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2030, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional. “Nós trabalhamos os eixos de pesquisa, pós-graduação, extensão, graduação, cidadania e sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, e das pessoas, além de projetos pilotos de inovação e da oferta de mestrados e doutorados. Todos os projetos e estratégias voltadas aos servidores, aos estudantes, entendendo a importância de indicadores como IGC, que é o Índice Geral de Cursos, que atesta a qualidade da Universidade”, explicou.
“Essa reunião ainda continua para a gente fazer o alinhamento de datas de colação de grau do segundo semestre, falar um pouquinho sobre os eventos, fazer um alinhamento dos kits eventos e da representação institucional e, assim, a gente consegue ter uma Universidade cada vez melhor nessa união de esforços, na união das lideranças, no compartilhamento de experiências, na transparência e no trabalho”, complementou Camila.
Ao final do evento, cada diretor das unidades setoriais recebeu um kit institucional de representação, composto por ecobag, caderno e calendário institucional, e toda a parte de folheteria e cartazes para divulgação do Vestibular e PASSE UFMS 2026, desenvolvidos e entregues pela Agência de Comunicação Social e Científica.
A reunião também teve a participação externa do presidente do Sistema OCB-MS, Celso Ramos Régis.
Participação das lideranças
Para a diretora da Faculdade de Computação (Facom), Liana Duenha, essas reuniões de gestão são essenciais. “A gente vê que nós conseguimos trabalhar com harmonia, todos, para todo mundo focar para o mesmo lado, remar para o mesmo lado, acho que esse é o alinhamento. É todo mundo entender a Universidade como um todo, entender as ideias da Administração Central para esse próximo passo que vamos dar e voltamos todos para as nossas unidades alimentados, felizes e cheios de desafios, mas agora todo mundo falando o mesmo idioma”, ressaltou.
A Facom será uma das três unidades com cursos novos ofertados para ingresso em 2026. “A campanha [do Vestibular e PASSE UFMS] vai ser linda. Já deu para perceber que vai ser uma campanha muito colorida, amistosa, com uma feira de profissões que vem daqui a pouco exatamente para trazer o público externo para a nossa Universidade, para trazer cada vez mais e mais alunos da região e do Brasil para a nossa Universidade. Em especial, para a Faculdade de Computação, a gente está muito alegre e feliz porque a gente vai ter um curso novo, que é o curso de bacharelado em Inteligência Artificial. É um curso que está sendo bastante solicitado em muitos lugares e é uma inovação para o Estado. Não temos esse curso no Estado, são pouquíssimos no país, então a gente imagina que vai ser um diferencial”, revelou.
“A oportunidade de estar com as nossas lideranças permite que todos tenhamos o mesmo discurso, estejamos na mesma página, alinhados e conscientes da missão que nos foi dada pela gestão. Permite também trocar experiências com os nossos colegas, aqui de Campo Grande e também do interior, e permite avançar nas discussões sobre as nossas necessidades, os nossos desafios e planejar o que vem pela frente”, disse o diretor do Câmpus da UFMS de Ponta Porã, Leonardo Silva.
O diretor do Câmpus da UFMS de Nova Andradina, Paulo Schotten, destacou a iniciativa contribui para as atividades realizadas na unidade e fortalece uma única UFMS em todas as regiões do Estado. “Essas reuniões são muito benéficas para a gente possa discutir em grupo todas as especificidades que nós temos, trazer as dificuldades para a relação maior aqui com a própria Reitoria, apresentar as nossas demandas, ouvir da Reitoria quais são as coisas que ela está fazendo e pode contribuir para gente e, principalmente, pensar estrategicamente e ter um direcionamento para que a gente possa aí sim alcançar todos os objetivos e fazer essa Universidade mais forte, mais presente e cumprindo o seu papel, que é fazer o desenvolvimento da região em que ela está inserida”, afirmou.
Esse alinhamento feito com todas as unidades, com todas as direções vinculadas com a UFMS é muito importante. É a partir desse momento é onde se decide os posicionamentos estratégicos, os alinhamentos para que todos possam trabalhar em único sentido, todos puxando a corda para o mesmo lado, trabalhando em prol da população, em prol do melhor para a sociedade, em prol do alcance da missão da UFMS, acho que isso é o mais importante. Nós ficamos muito felizes sempre que temos essa oportunidade”, concluiu o diretor do Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul, Wallace Almeida.
Em relação ao lançamento dos processos seletivos de ingresso nos cursos de graduação a distância ofertados pela Agead, a diretora reforçou o papel transformador da educação. “Hoje é um dia de celebração, o dia em que a gente vai mostrar para a sociedade todas as oportunidades que os estudantes do ensino médio, principalmente, têm para acessar a UFMS. É um momento muito importante, acho que os diretores de todas as unidades estão muito empenhados em levar essa informação principalmente para a Educação Básica, a gente precisa trazer os jovens para a Universidade, a gente fazer a UFMS conhecida e cada vez mais demarcar o nosso papel de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, acrescentou a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Daiani Riedner.
Texto: Thalia Zortéa, Lúcia Santos e Bianka Macário
Fotos: Mylena Rocha, Thalia Zortéa e Alíria Aristides













































