Nesta terça-feira, 26, foram iniciados os atendimentos médico-ambulatoriais da Clínica Escola Integrada da UFMS de Três Lagoas (CPTL), localizada na Unidade 1, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade passa a oferecer consultas ambulatoriais, médicas e de enfermagem para pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em áreas como clínica geral e dermatologia, especialmente para o acompanhamento de pacientes com hanseníase. Até o momento, o município já registrou 19 casos da doença em 2025.
Agora a população do município e região tem à disposição o atendimento de casos de baixa e média complexidade feitos por estudantes de Medicina e Enfermagem, com a supervisão de professores. O serviço será realizado com agendamento e conforme a disponibilidade de vagas.
Para a diretora do CPTL, Larissa Barcelos, a ampliação dos serviços oferecidos é motivo de muita alegria e representa a concretização de um projeto coletivo, sonhado e construído há várias mãos. “Após muito trabalho, com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conquistamos o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o que nos credencia a receber pacientes […], a realizar os encaminhamentos necessários dentro da rede municipal e a viver este momento histórico que reforça o compromisso social da Universidade e merece ser celebrado”, celebrou.
A Clínica Escola amplia as oportunidades de aprendizado prático para os estudantes dos cursos de área da saúde, além de abrir novos horizontes para o ensino, a pesquisa e a extensão. “Os atendimentos marcam um passo importante no fortalecimento do ensino na área da saúde, pois garantirá autonomia aos professores e estudantes, aumentará a integração serviço-ensino-comunidade, uma vez que a população será atendida nas dependências da Universidade, estimulará a atuação multiprofissional dos nossos estudantes, além de ser mais um espaço para o desenvolvimento das habilidades teórico-práticas necessárias aos profissionais de saúde”, explicou Larissa.
Além do acesso a um serviço gratuito e de qualidade, o início dos atendimentos também gera impacto no sistema de saúde de Três Lagoas ao absorver a demanda dos grandes hospitais. “Conseguimos contribuir com o sistema de saúde do município, por meio da ampliação da oferta de consultas, bem como no fortalecimento das ações de promoção, prevenção e tratamento em saúde da população em geral”, concluiu a diretora.
“Trabalhamos com dois atendimentos por hora. Os alunos realizam a coleta da história clínica e exame físico e, em seguida, o professor revisa todas as etapas e define a conduta junto ao paciente”, complementou a coordenadora da Clínica Escola Integrada do CPTL, Priscila Balderrama.
O professor Edirlei dos Santos destacou que a escolha da hanseníase como prioridade se deve à relevância do tema em saúde pública, especialmente por Mato Grosso do Sul estar na divisa com Mato Grosso, estado com maior prevalência da doença no país. “A hanseníase tem cura, mas precisa ser diagnosticada precocemente. Nosso trabalho inclui consultas de enfermagem, avaliação neurológica e ações educativas para que a população reconheça sinais e sintomas e procure atendimento no tempo certo”, ressaltou.
Para a secretária municipal de Saúde, Juliana Salim, a iniciativa representa uma ampliação da rede de cuidados e um passo importante para a construção de novas parcerias. “Essa parceria fomenta o trabalho de combate à hanseníase e abre portas para outros atendimentos, como práticas integrativas e a geriatria que pretendemos iniciar em breve, sempre com foco na qualidade de vida da população”, afirmou.
Inaugurada em 2021, a Clínica Escola Integrada do CPTL já oferecia, por meio de projetos de extensão, práticas integrativas e complementares, como auriculoterapia e ventosaterapia, além de atendimentos de fisioterapia para a população com 60 anos ou mais participante do programa institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa. No espaço, também são realizadas as perícias médicas dos servidores da UFMS.
Texto: Thalia Zortéa, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas
Fotos: Larissa Barcelos e Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas
