A reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto receberam nesta segunda-feira, 18, a nova gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE). O objetivo da reunião foi aproximar e ouvir sugestões e ideias, que contou também com a presença de pró-reitores e diretores da Administração Central.
A reitora Camila Ítavo destacou a importância da aproximação com o corpo estudantil e reforçou que a gestão se fortalece quando há diálogo. Ela ressaltou que o DCE é uma ponte essencial para construir caminhos possíveis de forma transparente.
“A base de todos os nossos desafios está na comunicação. Por isso, conto com vocês para promovermos juntos o diálogo com os estudantes que representam e avançarmos na construção coletiva de soluções que fortaleçam nossa Universidade”.
O vice-reitor reforçou a satisfação pela reunião e desejou muito sucesso à nova gestão. “Os estudantes são a razão de existir da Universidade, e por isso ouvir suas demandas nos permite entender questões que atravessam a vida acadêmica. O diálogo próximo nos permite enxergar os desafios cotidianos e, ao mesmo tempo, aprimorar na ponta o que é promovido pela gestão, garantindo respostas mais justas e conectadas à realidade”, destacou.
O presidente do DCE, Gabriel Lombardi, estudante do curso de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, avaliou a reunião como uma oportunidade de contato direto entre alunos e gestão. “Vemos a reunião como o primeiro passo para a efetiva compreensão das demandas e pautas levantadas pelos estudantes. Ofícios e meios institucionais jamais substituirão a eficiência do contato humano, da conversa direta, o que pôde ser observado na data de hoje. Uma oportunidade de não somente trazer problemáticas, mas conhecer os meios de solução e a quem recorrer, além de poder esclarecer fatos”.
Segundo Gabriel, na reunião foram apresentadas inúmeros temas, que serão encaminhadas via ofício para a Reitoria. “O diálogo também se deu por meio de pautas urgentes, como a saúde mental dos e das estudantes, segurança no trânsito interno, fomento aos auxílios, conquista de direitos para a pós-graduação, assistência aos alunos PcDs, ampliação das políticas de respeito e inclusão e fomento ao esporte e às atléticas. Pelos encaminhamentos recebidos, acreditamos que o trabalho conjunto poderá promover a conquista dos direitos coletivos, um trabalho entre representações estudantis, CAs, DAs, membros de colegiado, atléticas, DCE e Reitoria”, pontuou o presidente do DCE.
Texto: Rose Pinheiro e Alíria Aristides
Fotos: Alíria Aristides
