Em clima de celebração, cultura e integração entre estudantes e servidores, o Arraiá UFMS 2025 da Cidade Universitária abriu o calendário de festas em todos os câmpus para recepcionar a comunidade universitária neste segundo semestre de 2025. A programação segue até o dia 29 de agosto, com música, comidas típicas e brincadeiras.
A reitora Camila Ítavo ressaltou o papel da Universidade na promoção da cultura. “O Arraiá UFMS é muito mais que uma festa, é um momento de integração e acolhimento que marca o retorno às aulas com alegria. É gratificante ver a participação ativa de nossos estudantes, técnicos e professores na organização das barracas e atrações, promovendo esse ambiente de confraternização e pertencimento à nossa Universidade”, afirmou.
“O Arraiá valoriza e resgata a cultura regional, especialmente as tradições da fronteira de Mato Grosso do Sul. É uma grande celebração da arte, da música e dos talentos que temos dentro da UFMS. Nossos estudantes demonstram aqui toda sua dedicação à cultura, se apresentando com entusiasmo e criatividade. É um evento que une a comunidade acadêmica em torno da valorização da cultura e da vivência universitária. Temos muita coisa boa acontecendo por aqui, e é uma alegria poder compartilhar esse momento com todos”, complementou a reitora.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, destacou a importância dessa iniciativa, que já se tornou tradição na UFMS. “O principal objetivo do nosso Arraiá, além de ser uma festa fora de época, uma festança agostinha, é receber os nossos estudantes do segundo semestre, na volta às aulas. Queremos promover essa integração, mostrar um pouco da nossa cultura, da nossa comida, das nossas danças. Na entrada, temos um mural feito pelos alunos do curso de Artes Visuais. Então, é uma integração cultural completa que buscamos com o nosso Arraiá”, explicou.
O evento foi realizado no Mercado Escola da UFMS, com barracas organizadas por centros acadêmicos, associações atléticas e projetos de extensão, oferecendo ao público pratos tradicionais como pamonha, arroz carreteiro, curau, bolo de milho e paçoca. Além da gastronomia, o evento foi espaço para talentos musicais.
A cantora e estudante do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Ivi Rondon emocionou o público com sua apresentação na viola caipira. “O Arraiá UFMS tem um significado muito especial para todos nós. Estou extremamente feliz por poder levar a música e a nossa cultura ao evento, e mais ainda por ser alguém que faz parte da UFMS, compartilhando isso com vocês. Agradeço imensamente por prestigiarem os artistas da nossa terra e, especialmente, da nossa casa, a UFMS”, comentou.
“Para nós, é uma grande alegria ver a comunidade presente e ativa em eventos como esse. Afinal, é exatamente esse o papel da extensão universitária: aproximar a Universidade das pessoas, promovendo a troca de saberes e o fortalecimento da cultura local. É muito importante trazer a comunidade para dentro da Universidade. Essa integração é essencial, e poder homenagear o povo nordestino, que tem uma presença marcante e um impacto profundo na nossa cultura é um grande orgulho para nós”, destacou Júlio Borba, integrante do grupo Flor de Pequi.
Para a estudante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição Julia Monsinhato, a realização da festa tem um significado especial. “O Arraiá aqui no Mercado Escola é muito importante para promover essa aproximação entre a gestão e nós, estudantes. Além disso, é uma ótima oportunidade para que as pessoas conheçam e valorizem o trabalho das barracas dos centros acadêmicos, empresas juniores e demais iniciativas estudantis. Estamos tentando fazer algo legal, que vá além da festa, promovendo de fato a integração da comunidade com o Mundo UFMS”, afirmou.
Programação
O Arraiá UFMS 2025 continua ao longo do mês. O Câmpus da UFMS de Três Lagoas reunirá a comunidade universitária no dia 20. Em seguida, será a vez dos Câmpus da UFMS de Coxim, Naviraí, Paranaíba e do Pantanal, que recebem a programação na sexta-feira, 22.
No Câmpus da UFMS de Ponta Porã, o Arraiá será realizado no dia 26. Já os Câmpus da UFMS de Aquidauana, Chapadão do Sul e Nova Andradina encerram os eventos no dia 29.
Texto: Lúcia Santos
Fotos: Rúbia Pedra






































