Professores da rede municipal participam de formação na UFMS

As oficinas do projeto de extensão Formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais: práticas didáticas nos laboratórios de Anatomia, Parasitologia, Prática de Ensino e Física iniciaram nesta segunda-feira, 11, na Cidade Universitária. Ao todo, 300 pedagogos vinculados a 99 escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande participam da iniciativa. A ação é realizada pela UFMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed).

A diretora do Instituto de Biociências (Inbio) e coordenadora do projeto, Carla de Arruda, informa que as ações em conjunto são importantes para estreitar ainda mais as relações entre as instituições. “As escolas são o campo de estágio para nossos estudantes e nós oferecemos esta formação para auxiliar na oferta de um ensino de ciências melhor nos anos iniciais. É um intercâmbio de informações, uma troca de experiências muito importante para todos. Para nossos estudantes que participam do projeto, é interessante para verem como é o trabalho nas escolas, terem mais esse contato com os professores”, afirma.

As oficinas são compostas por atividades teóricas e práticas e, além desta segunda e terça-feira, 11 e 12, terão continuação nos dias 14, 15, 20 e 21 de agosto. 

“Estes professores são formados em Pedagogia e não em Ciências, por isso não têm em sua formação essa vivência prática, esse contato com os laboratórios. Então pensamos nessa parceria, em trazer eles para a UFMS para uma imersão mesmo e eles estão gostando muito. Essa experiência está sendo fundamental para a aprendizagem deles, para depois eles passarem isso aos alunos”, comenta o técnico de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município Andrew Cristaldo. 

O estudante do último semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Fernando Rodrigues conta que participar do projeto e da preparação das atividades trouxe benefícios à sua formação. “Para ser professor é preciso continuar aprendendo todos os dias, então acho que esse projeto contribui bastante para isso, para meu desenvolvimento e também para agregar conhecimento a esses professores. Nós ajudamos a preparar esse material teórico, com perguntas e informações, tem também um código que dá acesso à nuvem onde colocamos mais materiais para acessarem posteriormente. Parece que eles têm gostado de tudo que preparamos”, avalia. 

No momento, o projeto tem cerca de 20 integrantes entre professores e estudantes do Inbio e do Instituto de Física, além de servidores da Semed, mas a equipe segue aumentando ao passo que novas ações em parceria são adicionadas à iniciativa. “A ideia é preparar uma outra rodada de oficinas no final de setembro e começo de outubro para trabalharmos também Zoologia e Botânica, entre outros assuntos. Vamos continuar a formação até o ano que vem”, revela a coordenadora. 

Texto e fotos: Ariane Comineti