Colação de grau celebra a conclusão do curso de 150 formandos da Cidade Universitária

A segunda noite de cerimônias de colação de grau da Cidade Universitária foi marcada por emoção, conquistas e muitos aplausos no Teatro Glauce Rocha. A solenidade reuniu 155 estudantes da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) e das faculdades de Artes, Letras e Comunicação (Faalc); Direito; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; e de Ciências Humanas (Fach); além dos institutos de Física, Química e de Matemática (Inma). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS.

A reitora Camila Ítavo presidiu a solenidade e, em seu discurso, agradeceu o carinho e a dedicação de todos que fizeram dessa jornada. “Temos os melhores alunos, professores e técnicos deste país. Parabéns a todos. Esta noite está muito especial. Acredito profundamente na pedagogia do afeto. Quando falamos de formação, todos aqui possuem habilidades e competências belíssimas em suas áreas. […] Esta noite é uma noite de encantamento, e essa beleza de ser uma Universidade pública é algo que aprendemos com vocês. Formamos com excelência, realizamos pesquisa e extensão. A maior parte da ciência brasileira é produzida dentro das universidades federais. Peço a vocês que nunca esqueçam da nossa Universidade e carreguem sempre esse espírito de afeto. Abram-se para o novo, para as possibilidades, e nunca deixem de ter a certeza de que são capazes. Levem a UFMS, alma mater de vocês no coração”, enfatizou.

O vice-reitor Albert Schiaveto parabenizou todos os formandos. “Que plateia linda, é um momento mágico que estamos vivendo nesta noite. Vocês acordaram hoje como estudantes e vão dormir como profissionais. […] Quero que vocês sempre se lembrem que a educação não é apenas encher um balde, mas acender uma chama, e é isso que espero que tenhamos feito em cada um de vocês. O talento leva cada um de nós longe, e tenho certeza de que vocês vão voar alto, sempre mantendo o caráter. Desejo a cada um de vocês muito sucesso e que brilhem muito”, celebrou.

O diretor da Faalc, Gustavo Penha, iniciou seu discurso com um canto, sintonizando a plateia na mesma vibração. “Estar aqui hoje é lapidar um sonho. Desejo sucesso a cada um de vocês e saibam que estaremos sempre de portas abertas para recebê-los. Sejam sempre bem-vindos de volta”, afirmou.

A paraninfa do curso de Matemática do Inma, Karina Leite, reforçou a alegria de participar desse momento tão especial na vida dos formandos. “Quero que vocês visualizem um filme desde o dia em que iniciaram a graduação, repleto de desafios e obstáculos que, com êxito, vocês superaram. Hoje, ao encerrarmos esse ciclo, vocês deixam de ser acadêmicos para se dedicarem integralmente à sua profissão. Sejam confiantes e perseverantes na caminhada profissional que se inicia. A todos vocês, meus parabéns pela vitória alcançada”, discursou.

Bacharel em Psicologia, a oradora Mariana Martins celebrou a conclusão do curso com muita alegria e gratidão. “Quero agradecer profundamente a todos os professores, familiares e amigos que estiveram ao meu lado durante essa jornada. Aprendi que é preciso uma vila para criar uma criança, pois ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Essa conquista é fruto do apoio e incentivo de cada um de vocês, que sempre foram a nossa vila. Essa fase representa uma grande transformação em minha vida, mostrando que há tempo para todas as coisas, inclusive para aprender. Nunca devemos deixar de ser humanos, mesmo diante das dificuldades. Ao longo desses anos, descobri a beleza de aprender com os fracassos e recomeçar, pois é isso que nos fortalece. Hoje, encerramos uma etapa e nos preparamos para os próximos desafios, levando conosco uma experiência única e inesquecível”, falou.

Ao final da cerimônia, o Conselho Universitário concedeu uma menção honrosa aos estudantes com os melhores Coeficientes de Rendimento Acadêmico.

Realização de sonhos

Guilherme Oliveira é formando do curso de Filosofia da Fach e falou sobre a emoção de vivenciar a colação de grau. “Eu me sinto honrado por conseguir concluir o curso, porque ao longo dessa trajetória conheci muitas pessoas que não puderam continuar, seja porque precisaram se mudar ou porque desistiram. Então, para mim, essa formatura é uma grande conquista, ainda mais considerando que, no meu curso, é raro vermos tantas pessoas se formando. Filosofia, para mim, é algo muito significativo, e viver esse momento hoje é especial demais”, contou.

A concluinte do curso de Audiovisual da Faalc Dafne Godoy estava emocionada e destacou a importância dessa conquista. “É um momento marcante na vida de qualquer pessoa que se forma, ainda mais para uma geração que vem de famílias onde não houve muitos formandos. Cada caminho que a gente conquista é uma vitória, tanto pessoal quanto familiar. Muitas vezes, nossos pais não tiveram essa oportunidade, nossos avós também não. Então, o fato de hoje estarmos nos formandos é resultado de todo o esforço das gerações anteriores. Há pessoas que fazem essa luta sozinhas, e isso torna tudo ainda mais grandioso. Só tenho a agradecer. Na verdade, acho que não existe outro sentimento possível agora além da gratidão”, revelou.

Suzana Alves expressou sua alegria ao ver a filha colar grau. “É uma grande alegria, um verdadeiro sentimento de dever cumprido. Não é fácil, são quatro anos de muito cansaço e dedicação. Sempre dizia para minha filha: ‘você precisa terminar’. Então, fico muito feliz por ela ter conseguido. Mais do que isso, fico feliz porque ela fez algo que ama, algo que a inspira mesmo sendo diferente de mim, ela é muito ela mesma. Isso me enche de orgulho e alegria”, festejou.

Neste domingo, será a vez dos formandos da Escola de Administração e Negócios, da Faculdade de Computação e da Agead celebrarem a conquista do tão sonhado diploma.

 

Texto: Lúcia Santos

Fotos: Heloísa Garcia, Thalia Zortéa, Rúbia Pedra e Alíria Aristides