A sexta-feira, 8, será marcada pela estreia do espetáculo de comédia grega Lisístrata: uma luta feminina pela paz. A peça será apresentada a partir das 19h, no anfiteatro da Unidade 2 do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL), de forma gratuita e aberta ao público. A produção é resultado das atividades deste ano do projeto de extensão Cia teatral Ato Histórico: cultura e educação em movimento, com apoio da Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
A peça foi escrita por Aristófanes, em 411 a.C., durante a Guerra do Peloponeso e dividiu as principais cidades da Grécia Antiga: Atenas e Esparta. “Lisístrata, que é a protagonista, resolve chamar as outras mulheres para elas tentarem fazer algum tipo de manifestação para acabar com a guerra e voltar a paz. A peça fala do valor da voz feminina, que o papel da mulher não é só no lar, mas, sim que ela tem voz política, ela tem que discutir outras coisas, então eu achei muito pertinente essa peça pela valorização do empoderamento feminino e também pela valorização da discussão sobre o sentido da guerra e da questão da humanidade, tudo isso com humor, com sátira, com reflexão social”, explica a professora e coordenadora do projeto, Dolores Puga.
“Lisístrata já é desafiadora pelo gênero, comédia, e se torna mais ainda porque fala do protagonismo feminino. As questões de gênero, que até hoje nos dizem respeito, são muito fortes na peça, que fala da Guerra do Peloponeso no momento em que os gregos estão guerreando contra gregos”, comenta Dolores. “Todo ano o nosso projeto envolve um processo muito interessante. Em um primeiro momento, a gente realiza os minicursos pedagógicos. Neles, os acadêmicos, que se matriculam na minha disciplina Estudos Socioculturais e Prática Teatral, são preparados para levar um tema que envolve uma peça e uma área das Ciências Humanas. Em um segundo momento, os alunos da escola parceira são convidados, uma parte a fazer o cenário conosco e a outra parte a encenar. Assim, temos atores que são da UFMS e da escola parceira. Neste ano, participa o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)”, esclarece.
Segundo Dolores, os recursos externos possibilitaram a contratação de um artesão com experiência em teatro de bonecos, responsável pela realização do cenário do espetáculo com o auxílio dos alunos do IFMS. “É um momento muito interessante, porque a gente conseguiu fazer realmente esse intercâmbio cultural e uma espécie de residência artística, porque eu também tenho uma aluna que é estudiosa de história antiga. Ela fez toda uma pesquisa de levantamento sobre como que eram as colunas gregas, como seria o penteado, o figurino das mulheres da época, a maquiagem e tudo isso sendo estimulado e dividido entre os alunos da UFMS e do Instituto Federal”, acrescenta a docente.
“Mais de 2 mil anos depois, a peça ainda ressoa com impressionante atualidade: a defesa da paz, o poder da coletividade e o papel das mulheres nas transformações sociais seguem como emas centrais em nossa realidade. Prepare-se para rir, refletir e se surpreender. Lisístrata é uma comédia que carrega em si a força do teatro grego, o brilho da sátira e a beleza de uma arte que resiste, e insiste, em provocar pensamento”, convida Dolores.
Os ensaios começaram em abril. Além dessa sexta-feira, 8, o espetáculo será encenado também no dia 28 de agosto e nos dias 5 e 19 de setembro.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Arquivo dos participantes
