Nesta terça-feira, 5, o Câmpus da UFMS de Naviraí (CPNV) realizou a cerimônia de colação de grau de 12 concluintes dos cursos de Administração, Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo. Com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS, a solenidade teve a presença de coordenadores de cursos, professores, técnicos-administrativos e autoridades locais, além de amigos e familiares dos concluintes e egressos titulados durante a pandemia de Covid-19.
O vice-reitor Albert Schiaveto presidiu a solenidade de colação de grau e, em seu discurso, explicou que a cerimônia oficial e festiva é repleta de simbolismo e tradição. “O importante é que vocês continuem crescendo, desenvolvendo e socializando o conhecimento em benefício da sociedade. A gente não quer formar só profissionais, a gente quer formar líderes, cidadãos conscientes. Vocês estão agora saindo da UFMS para uma nova jornada, e o desafio é de que vocês, que já são líderes, profissionais e cidadãos conscientes, sejam comprometidos com o crescimento sustentável do país e do mundo. Vocês acabam de chegar de uma jornada. O futuro e as realizações são o novo destino”, destacou.
A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, celebrou a realização de sonhos. “Essa humanidade é muito necessária, porque nós somos uma Universidade plural, presente em todo o Estado, comprometida com a qualidade do ensino, com a formação de profissionais comprometidos com a vida, com a ética e com o crescimento. É uma Universidade que está preocupada em formar profissionais que possam transformar o mundo ao seu redor. Então, por meio da educação, vocês não estão saindo daqui da mesma forma que entraram”, disse.
O diretor do CPNV, Marco Antonio da Silva, saudou os concluintes. “A gente trabalha há pelo menos quatro anos por este momento. A gente faz um trabalho importante de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, mas o que a gente mais espera é por este momento, de ouvir que isso tudo é importante, que a gente espera que vocês transformem a sociedade, que sejam agentes de mudança. E nós nunca estivemos em um momento tão necessário de que jovens assumam posições na sociedade como agora. Enquanto servidor público, a gente se sente muito honrado de estar em uma colação de grau em uma Instituição de ensino pública, gratuita, de qualidade. Uma vez UFMS, sempre UFMS”, ressaltou.
O professor Ramon Gomes discursou em nome de todos os docentes homenageados na solenidade. “Compartilho este presente de ser paraninfo com todos os meus colegas, pois, ao longo de toda essa trajetória, trabalhamos juntos e trilhamos caminhos para que o sonho de vocês, acadêmicos, se realizasse da melhor forma possível. Quanto a este momento único na vida de vocês, só posso compreendê-lo como resultado coletivo de um trabalho, de encontros, acolhimento e paixão, construído para que fosse simbólico na vida de todos aqui presentes. Esse novo lugar é uma conquista que pertence a vocês. Sempre vale a pena lutar por aquilo que queremos e por aquilo que nos faz bem”, frisou.
Já o bacharel em Arquitetura e Urbanismo Pedro Henrique de Oliveira foi o orador representante das turmas que colaram grau. “O significado deste momento é imenso. Estamos não apenas como formandos de um único curso, mas como representantes de diversas áreas de conhecimento que, juntas, mostram a força e a vontade da nossa Instituição. Carrego com orgulho a missão de representar a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus da UFMS de Naviraí. Iniciamos essa jornada em 2020, um ano marcado pela pandemia. Adaptamos nossos caminhos e construímos nosso futuro, mesmo em meio às incertezas. Todos, sem exceção, compartilham algo em comum: a dedicação, a persistência e o desejo genuíno de transformar o mundo a partir da profissão que escolheram”, pontuou.
Por sua vez, a gerente da unidade de Naviraí da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Élida do Nascimento, deixou uma mensagem de esperança para todos os concluintes. “É só o início. Entre todos esses caminhos que vocês têm para seguir, eu digo para vocês, primeiro olhe para o seu interior, porque antes de a profissão nos trazer proventos, ela tem que nos fazer feliz. Segundo, pense no outro. É muito importante que toda a profissão olhe para o outro, saiba definir, sentir o sentimento daquela pessoa, pois só assim vamos crescer como profissionais e como pessoas. Desejo a vocês uma caminhada maravilhosa”, aconselhou.
Ao longo deste mês, também serão realizadas as cerimônias de colação de grau da Cidade Universitária e dos Câmpus da UFMS de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal, além dos concluintes da Agência de Educação Digital e a Distância que optarem pela colação de grau na modalidade remota.
Texto: Raul Delvizio
Fotos: Reprodução/TV UFMS














