Corregedoria e Ouvidoria iniciam ação de integração com toda a comunidade universitária

Teve início na manhã desta quinta-feira, 31, a ação Corregedoria e Ouvidoria Presentes, que visa ao fortalecimento do vínculo com os professores, técnicos-administrativos e estudantes de toda a comunidade universitária. Parte do programa Reitoria Presente, a iniciativa tem como objetivo apresentar as atuações das duas unidades, tirar dúvidas, acolher possíveis manifestações e promover uma cultura institucional de respeito, ética e integridade.

A reitora Camila Ítavo realizou o lançamento junto à corregedora Anne Caroline Silveira e à ouvidora Mariane Wolf. “Muito obrigada a vocês por esta apresentação, é a primeira de muitas que estão programadas junto a todas as unidades para que possamos aprimorar o ambiente da UFMS, para termos uma Universidade cada vez mais sustentável, inovadora e humana. É muito importante termos conhecimento, conhecermos as etapas, como são tratadas as manifestações, conhecermos todos os caminhos para que possamos ter também cada vez mais segurança enquanto servidores, seja para fazer uma resposta ou no nosso direito de exercer alguma denúncia, reclamação ou elogio. Que a gente tenha mais conhecimento também no sentido de sabermos como melhorar nosso ambiente de respeito, de dignidade, de acolhimento e de harmonia”, disse. 

“Estamos muito felizes em iniciar esta jornada, para que saibamos como a Universidade trabalha as diversas manifestações da nossa comunidade. Vocês vão ver que tem muitas formas de fazermos também manifestações e uma das mais lindas é o elogio. Que tenhamos todos um ótimo evento, de muito aprendizado”, desejou o vice-reitor Albert Schiaveto.

Os primeiros encontros nesta quinta e sexta-feira, 31 de julho e 1º de agosto, são com os servidores das pró-reitorias, agências e diretorias vinculadas à Reitoria. A ação será realizada também junto a todas as unidades da Cidade Universitária e câmpus da UFMS. Entre os temas abordados estão as atribuições da Corregedoria e da Ouvidoria; o desenvolvimento das legislações referentes ao trabalho nestas unidades; os canais de escuta da Universidade; a importância da escuta ativa e da prevenção; temas como assédio, discriminação, ética, direitos e deveres; a responsabilidade institucional e ética e o apoio às unidades. Na programação, há também momentos para perguntas e outras atividades. 

Para a corregedora Anne Caroline Silveira, a ação é um divisor de águas. “A ideia é mostrarmos à comunidade o que é a Ouvidoria e o que é a Corregedoria e também levarmos conhecimentos sobre integridade, ética e não só em conceitos, mas com exemplos, com dinâmicas. Então, além de apresentar a informação, queremos aproximar a comunidade universitária da nossa atribuição. Já estou extremamente feliz porque tivemos nesta manhã perguntas bastante pertinentes, mostramos a evolução do nosso trabalho e esperamos que toda a comunidade participe dos nossos encontros”, declarou.

“É muito importante irmos a todas as unidades para explicar como funcionam a Ouvidoria e a Corregedoria e qual é o papel de cada pessoa da Universidade, de cada servidor, de cada estudante na prevenção, na integridade, no registro de manifestações e no acolhimento. Então vamos conversar com as pessoas e responder às dúvidas, desmistificar nosso papel, mostrar a importância da nossa atuação e principalmente da atuação coletiva”, ressaltou a ouvidora Mariane Wolf. 

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Ariane Comineti