Servidores são convidados a participar da construção coletiva por um Novo PAS UFMS

De forma inédita, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas apresentou hoje pela manhã a proposta de reestruturação e fortalecimento do Novo PAS às lideranças dos sindicatos de professores e técnicos da Universidade. A iniciativa foi encaminhada e será apresentada e discutida no Colegiado do programa e em seguida pelo Conselho Diretor, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira e ampliar a rede de atendimento, melhorando a experiência do usuário e aumentando a cobertura em todos os câmpus.

A reitora Camila Ítavo convidou toda a comunidade universitária para participar da construção coletiva do novo programa, que ganhou um Plano de Gestão Temático (PGT) exclusivo para o período de 2025 a 2027. “Estamos um momento muito especial e importante para o cuidado com os servidores da nossa UFMS. Participe da construção desse novo momento para que a gente tenha cada vez mais um programa fortalecido, com legalidade, com foco no cuidado com todas as pessoas da nossa Universidade”, disse.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva, explicou que desde o final do ano passado foram aprofundados os estudos técnicos para a construção do PGT dedicado ao PAS UFMS, com o objetivo de atender às normativas federais e ampliar a efetividade, a governança e a sustentabilidade do programa de saúde. “Junto com o Colegiado e com o Conselho Diretor, vamos entregar uma proposta que fortalece o cuidado com a saúde das pessoas e traçar as estratégias para os próximos anos, com metas e indicadores de qualidade”, explicou. Entre as ações previstas estão uma nova estrutura, com a criação de uma diretoria exclusiva, presença em todos os câmpus, a inclusão de telessaúde para maior agilidade em casos de menor complexidade, uma nova página e um novo aplicativo mais dinâmico e interativo. 

Também participaram da reunião o vice-reitor Albert Schiaveto, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dulce Tristão, e a nova coordenadora do PAS UFMS, Cristiane Gravena, que foi apresentada às lideranças sindicais, além dos diretores da Progep, Everton Amorim e Elaine Sarti.

Para fortalecer o reposicionamento do novo programa de saúde, foi apresentado um planejamento de comunicação com o slogan Mais Forte, Mais Próximo, Mais Cooperativo, com o objetivo de mostrar os diferenciais do novo PAS para a adesão de novos servidores e ainda para uma nova atitude cooperativa de todos os usuários. “Vamos criar canais de comunicação mais efetivos que valorizem a transparência, a prestação de contas, mas também com campanhas de conscientização sobre a prevenção à saúde”, disse a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro.

“Pra gente é muito importante e muito nos alegra porque o PAS é fundamental. Acabamos de sair de uma reunião importante, onde discutimos, colocamos possibilidades e sugestões para reorganização do PAS”, disse o presidente da Adufms, José Roberto Rodrigues de Oliveira. Para a coordenadora do Sista MS, Adriane Lucelli Maier, vai haver uma melhora significativa. “Vai haver representações em todos os câmpus, em todas as cidades da UFMS. Foi bastante produtiva nossa reunião, uma construção muito boa. A gente está bem feliz e acreditando que vai dar certo”, afirma.

A partir de agosto, a equipe da Progep iniciará a UFMS em Ação focada na construção coletiva do novo Programa de Saúde da UFMS, com Progep Presente – integrante do Programa Reitoria Presente, e percorrer todos os câmpus para fazer a apresentação do PGT para incentivar a participação e conhecimento de todos os servidores da UFMS.