Rede Idiomas sem Fronteiras abre vagas para estudantes bolsistas

A Rede Idiomas sem Fronteiras (Rede IsF), ligada à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, oferta bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação com atuação nos idiomas inglês, espanhol e português. As inscrições devem ser feitas por meio doSistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) até 31 de julho.

O processo seletivo é destinado para estudantes matriculados nos cursos de licenciatura em Letras ou nos Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguística, Linguística Aplicada e Educação da UFMS. A bolsa disponibilizada será no valor de R$900, com vigência de cinco meses. “O edital busca estudantes com bom desempenho acadêmico, experiência (ou forte motivação) para atuar como monitores ou instrutores nos cursos de línguas (inglês, espanhol e português), e comprometimento com ações de extensão e internacionalização. É valorizada a fluência na língua-alvo, a familiaridade com metodologias de ensino e a capacidade de trabalho colaborativo”, explica o diretor da Agência de Internacionalização, Gustavo Cancio.

Segundo o diretor, a participação como bolsista gera benefícios na formação do estudante. “Eles desenvolvem competências como planejamento pedagógico e condução de aulas; comunicação intercultural e uso de recursos didáticos; organização de turmas e atividades extensionistas; liderança, autonomia e responsabilidade social. Em síntese, essa experiência fortalece o perfil profissional e acadêmico dos bolsistas, que ainda passam a integrar uma rede nacional de ensino de línguas no âmbito da Rede Andifes IsF”, complementa.

Cancio ressalta também que a Rede IsF contribui diretamente para a Política de Internacionalização da Universidade. “O IsF capacita a comunidade acadêmica em línguas estrangeiras, fortalece o acesso a oportunidades internacionais, amplia a visibilidade institucional da UFMS no Brasil e no exterior e promove inclusão linguística e acesso democrático ao multilinguismo. A seleção de bolsistas qualificados para atuar no programa assegura a continuidade e qualidade das ações de internacionalização, consolidando a UFMS como referência no ensino de línguas”, ressalta.

Os estudantes interessados devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para ministrar as aulas e participar de outras atividades ligadas ao programa. Também é necessário ter conexão com internet e equipamento próprio; não estar em cumprimento de sanção disciplinar; não receber concomitantemente outra bolsa da Instituição; e não ter sido excluído anteriormente de alguma bolsa de extensão por desempenho insatisfatório. 

Os candidatos serão avaliados em duas etapas: análise documental e prova didática. No momento da inscrição, é necessário devem enviar, via Sigproj e em formato PDF, o histórico escolar da UFMS; cópia do currículo Lattes; carta de intenção; e documentos que comprovem a proficiência no idioma. 

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível aqui

Texto: Alíria Aristides 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.