Estudantes da UFMS que conciliam atividades acadêmicas com a prática esportiva de alto rendimento têm até 4 de agosto para inscrição no processo seletivo do Programa Universitário de Lazer, Saúde e Esporte (Pulse). O envio de propostas deve ser feito no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, explica que o Pulse é uma ação institucional da Universidade que promove atividades físicas regulares, ações de saúde e eventos esportivos voltados à comunidade universitária em geral. “Dentro do programa, uma das ações específicas é a Bolsa Atleta Universitária, que promove o apoio financeiro e esportivo a estudantes que representam a UFMS em competições oficiais. O objetivo é reconhecer o mérito esportivo dos estudantes e apoiá-los financeiramente para que possam se dedicar ao treinamento e à participação em competições, sem que isso comprometa o desempenho acadêmico. Trata-se também de uma estratégia institucional para valorizar o esporte universitário e ampliar a visibilidade da UFMS em torneios regionais, nacionais e paralímpicos”, aponta.
São três categorias para inscrição: esportes individuais, esportes coletivos e esportes paralímpicos. Podem participar estudantes regularmente matriculados em curso de graduação presencial ou à distância ou em curso de mestrado e de doutorado da UFMS que tenham desempenho satisfatório e regular no curso, com aproveitamento acadêmico superior a 60%, comprovado por meio do histórico acadêmico; que tenham idade compatível com a categoria conforme regras da Confederação Brasileira do Desporto Universitário e disponibilidade para 20 horas semanais de treinamento. É preciso também estar apto a representar a UFMS em competições e jogos oficiais, entre outros requisitos.
Além do histórico escolar, do termo de compromisso e plano de trabalho, será preciso apresentar na inscrição o currículo esportivo com comprovação de resultados a partir de 2022. A análise será realizada por uma comissão designada pela Proece. As bolsas mensais no valor de R$700 serão concedidas de agosto a novembro de 2025.
A pró-reitora destaca que o esporte exerce um papel central na formação integral dos estudantes. “Ele contribui para a saúde física e mental, estimula a disciplina, o trabalho em equipe, a resiliência e a organização do tempo — habilidades fundamentais tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional. No caso dos atletas paralímpicos, o esporte representa ainda inclusão, empoderamento e superação de barreiras sociais. Além disso, a prática esportiva ajuda a fortalecer a identidade universitária e o sentimento de pertencimento à UFMS”, observa.
Para a estudante do curso de Fisioterapia do Instituto Integrado de Saúde Carina Cabral Siqueira, que pratica atletismo e foi contemplada com a bolsa em 2023 e 2024, o benefício auxilia em diversos custos que os atletas costumam ter como a aquisição de materiais, suplementos e nas viagens para competir. “A bolsa nos ajuda a continuarmos no esporte e na graduação, é uma dupla jornada difícil, ainda mais quando falamos de alto rendimento. Ambos são fundamentais na minha vida e se complementam porque escolhi Fisioterapia justamente por ter tido contato com ela anteriormente. Então, praticar o esporte me ajuda na graduação, na parte de pensar nos exercícios, em entender melhor como as coisas funcionam na prática, porque uma coisa é você prescrever um exercício para seu paciente e outra coisa é você já ter vivido aquele exercício em algum momento”, afirma.
“Sem a bolsa, eu não conseguiria ser atleta, teria de parar o esporte para buscar um emprego. Ela me ajuda a manter os treinamentos, consigo investir na alimentação, no transporte e nos equipamentos para treino”, declara a estudante de Educação Física da Faculdade de Educação Hellen Machado, que pratica judô paralímpico e também foi contemplada em 2024 com a bolsa.
O estudante de Administração do Câmpus da UFMS do Pantanal Vinicius Barreto, que pratica natação, conta que a bolsa recebida no meio do ano passado o ajudou a participar de um campeonato estadual de inverno e que os recursos foram essenciais em diversas frentes como custeio de hotéis, alimentação em temporadas de competições, academia para treino de musculação, alimentação saudável e equipamentos como óculos, toucas, bermudas profissionais para atletas de alto rendimento, que têm um preço mais elevado, pé de pato, palmar, entre outros periféricos de treino. “A bolsa ajuda muito por ser uma segurança e também um reconhecimento pelo esforço e disciplina. Além de uma ajuda financeira, é também motivacional. Fico feliz e sou muito grato de poder continuar nesse esporte que amo, que foi para mim uma virada de chave na vida. Se não fosse a natação, talvez eu nem estaria em uma universidade”, afirma.
O nadador reforça ainda como o esporte é aliado em sua formação. “A importância desse incentivo é não parar de fazer algo que gosto e amo. A prática do esporte em si ajuda deixando a mente tranquila, pois sem uma distração com algum hobby ninguém se mantém 100%. Mesmo sendo cansativo manter a rotina e disciplina dura de treinar e fazer a graduação na parte da noite, a natação me inspira muito a não desistir, mesmo por conta de ter a minha carreira profissional e minha paixão pelo esporte juntos”, finaliza.
Além da Bolsa Atleta Universitária, o Pulse oferece um conjunto de ações voltadas ao bem-estar da comunidade universitária, como atividades de lazer, eventos esportivos, atendimentos de saúde e ações de promoção da qualidade de vida. “A UFMS entende que o esporte é também uma ferramenta educativa e de transformação social. Por isso, investe em programas que integram o esporte à formação universitária”, conclui a pró-reitora da Proece.
O edital completo com todas as informações sobre o processo seletivo para as bolsas do Pulse pode ser acessado na página da Proece.
Texto: Ariane Comineti
