Aberto período para solicitar apoio financeiro para ações e bolsas de extensão

Coordenadores de cursos, projetos e programas de extensão da UFMS já podem solicitar recursos para custeio das iniciativas e bolsas de extensão para estudantes. Os responsáveis têm até 8 de agosto para inscrição no Programa de Apoio e Fomento às Ações de Extensão (Paext) e as propostas devem ser enviadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, destaca que a extensão universitária é um dos pilares da educação superior, ao lado do ensino e da pesquisa. “Para os estudantes, ela oferece a oportunidade de aplicar conhecimentos acadêmicos em contextos reais, desenvolvendo habilidades como liderança, empatia, comunicação e compromisso social. Para os docentes, representa uma via de atualização profissional, inovação pedagógica e integração com demandas sociais. Já para a sociedade, a extensão atua como instrumento de transformação, promovendo acesso ao conhecimento científico, à cultura e à cidadania. É, portanto, uma ponte entre a Universidade e os diversos territórios onde ela se faz presente”, indica. 

Podem ser inscritos no Paext cursos, projetos e programas de extensão que tenham impacto social e que foram aprovados ou que estejam sob análise após a submissão em editais de extensão em 2025 e nos últimos quatro anos. É preciso também que as propostas estejam vinculadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) acordados pela Organização das Nações Unidas.

Entre os itens que poderão ser financiados estão: auxílio para pesquisador extensionista adquirir material de consumo e serviços de terceiros específicos; combustível para o uso em veículos oficiais em deslocamentos relacionados à ação de extensão aprovada; diárias e passagens para servidores ou colaboradores para eventual atuação no projeto e bolsas para estudantes. 

A previsão para o resultado preliminar do Paext é 18 de agosto e o resultado final para o dia 21. O edital Paext 2025 com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser acessado na página da Proece.

Os coordenadores que desejam solicitar bolsas de extensão para seus projetos e cursos devem primeiro submeter as propostas ao Paext 2025. Somente após a aprovação, será possível que os estudantes concorram as bolsas, por meio de inscrição no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibext). 

Bolsas de extensão

O período de inscrições para os estudantes se candidatarem às bolsas de extensão será aberto em 22 de agosto e vai até o dia 29, por meio do Sigproj. Para participar, é preciso estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UFMS; ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades; não ser beneficiário de qualquer bolsa concedida pela Universidade ou por qualquer outro órgão de fomento; não ter qualquer relação parental com o coordenador da ação de extensão; e ter conta corrente bancária individual em nome do candidato à bolsa. Além disso, é necessário não estar cumprindo sanção disciplinar ou ter sido excluído do programa por desempenho insatisfatório em anos anteriores.

Na inscrição, os interessados deverão escolher entre as ações de extensão aprovadas no Paext 2025, que estarão listadas no Sigproj; preencher o formulário disponível no sistema e anexar a documentação exigida, atentando-se às datas do cronograma. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital completo, na página da Proece

Conforme a pró-reitora Lia Brambilla, no ano passado, 247 ações de extensão foram contempladas com apoio financeiro, abrangendo iniciativas em todos os câmpus da UFMS. Ao todo, foram concedidas mais de 670 bolsas de extensão. “Vale lembrar que a extensão é critério de avaliação na formação discente, sendo valorizada nos currículos acadêmicos, em seleções de pós-graduação, programas de mobilidade, estágios e concursos. Participar de ações de extensão fortalece a vivência universitária e contribui diretamente para a transformação social das comunidades atendidas”, finaliza.

Texto: Ariane Comineti