Professores realizam missão na França para troca de experiências sobre engenharia

Os professores da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) Peter Batista Cheung e Andrés Batista Cheung participaram de uma missão do programa Brafitec da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, e da Conferência de Diretores das Escolas Francesas de Engenharia. A iniciativa visa fortalecer a cooperação acadêmica internacional, por meio da mobilidade de estudantes e docentes para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre o Brasil e a França e para o intercâmbio de boas práticas no ensino da engenharia. Na ocasião, os professores também puderam visitar laboratórios, ministrar seminários e iniciar o contato para estabelecer parcerias com instituições francesas.

Entre 11 e 13 de junho, os professores participaram do 18º Fórum Brafitec em Paris-Saclay, um dos mais importantes polos de ciência e tecnologia da França. O evento, promovido pelas instituições CentraleSupélec e Télécom Paris, reúne anualmente representantes de universidades brasileiras e escolas de engenharia francesas envolvidas no programa.

“A cada edição, o Fórum se consolida como um espaço privilegiado para avaliar os avanços obtidos, discutir desafios pedagógicos e administrativos e identificar novas oportunidades de colaboração científica e tecnológica entre os dois países”, contou Andrés. Os professores atuam como coordenadores de projetos locais aprovados no âmbito do Brafitec, em parceria com instituições francesas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco. “A presença da UFMS no evento reafirma seu compromisso com a internacionalização do ensino superior, uma das diretrizes estratégicas da Instituição”, destacou Peter.

De acordo com os professores, a UFMS tem se destacado por sua atuação em áreas prioritárias para o desenvolvimento regional, incluindo engenharia, tecnologias aplicadas e sustentabilidade. “A participação ativa da Universidade em programas como o Brafitec demonstra sua inserção em redes internacionais de ensino e pesquisa, promovendo a formação de profissionais com visão global e competência técnica de alto nível”, avaliaram.

Segundo os professores, foram discutidas perspectivas promissoras para a celebração de futuros convênios de pesquisa em diversas áreas do conhecimento relacionadas à Engenharia Civil, com ênfase em temas como inovação em materiais, sustentabilidade, estruturas e tecnologias construtivas. Como parte da programação, o grupo teve a oportunidade de visitar os laboratórios especializados em madeira e materiais de construção, onde foram apresentados projetos em andamento, equipamentos de ponta e possibilidades de colaboração científica entre as instituições envolvidas.

“Neste ano, estiveram presentes 60 universidades brasileiras e 75 escolas francesas. Por meio de oficinas, debates e mesas-redondas, foi uma oportunidade de fazer um balanço das ações desenvolvidas no último ano, trocar diretamente sobre questões educacionais e administrativas, bem como sobre oportunidades de pesquisa conjunta. Também permitiu discussões e propostas de evoluções no programa. Por fim, foi um bom momento para preparar novos projetos de cooperação”, relatou Andrés.

Visitas

Durante a estadia na França, os professores aproveitaram para visitar as instituições. Na École Nationale des Ponts et Chaussées, os professores puderam visitar o Laboratório de Água, Meio Ambiente e Sistemas Urbanos, coordenado pela professora Brigitte Vincon Leite; e o Laboratório de Co-inovação e Construção 4.0, coordenado pelo professor Fabien Lieval.

Esse último tem três objetivos: acelerar a inovação por meio da pesquisa, graças a instalações de ponta voltadas para o intercâmbio e consolidação do conhecimento, análise de dados, experimentação e prototipagem em larga escala; reforçar a competitividade das empresas por meio de projetos de pesquisa em parceria, que lhes permitem co-inovar com pesquisadores, laboratórios e estruturas científicas da Ponts; e abrir programas de formação de excelência a novas profissões, disponibilizando espaços de inovação para professores e estudantes, e enriquecendo os cursos com as experiências realizadas nesses ambientes.

Na Télécom Paris, especificamente no Instituto Politécnico, eles conheceram o Laboratório de Hardware de Segurança e Proteção, coordenado pelo professor Laurent Sauvage. Já na Universidade de Bordeaux, eles ser reuniram com os professores Olivier Piller e Sandrine Sabatié, responsáveis pelo Laboratório i2M. A unidade reúne equipes voltadas para as diversas áreas de pesquisa em mecânica, de forma alinhada com as preocupações e os principais avanços nos cursos de engenharia da instituição.

O I2M se destaca pela sua participação em projetos ligados à indústria do futuro, aos materiais funcionais, à habitação sustentável e até ao estudo da evolução das cavernas ornamentadas. Esses projetos só são possíveis graças às competências em Mecânica em todas as escalas dos materiais e dos sistemas heterogêneos, que fazem uso de instrumentações de ponta, desde microscopia até tecnologias voltadas aos processos industriais.

No início do encontro, foram exibidos os vídeos institucionais das universidades brasileiras envolvidas no Brafitec, especificamente a UFMS e Unicamp. As apresentações destacaram os principais diferenciais acadêmicos, infraestrutura, oportunidades de pesquisa e os programas de mobilidade internacional oferecidos por ambas as instituições, com o objetivo de promover uma visão mais abrangente das potencialidades do ensino superior brasileiro.

Ainda na Universidade de Bordeaux, o professor Peter ministrou palestra Engenharia para o futuro da água: desenvolvimento de soluções digitais e recursos humanos, com a presença de docentes, pesquisadores e estudantes interessados nas temáticas de gestão hídrica, inovação tecnológica e desenvolvimento de competências. A atividade abordou os desafios globais relacionados à água, destacando o papel das soluções digitais e da formação interdisciplinar de profissionais como elementos-chave para o enfrentamento das futuras demandas sociais e ambientais.

Os professores encerraram a viagem na CESI – École d’Ingénieurs, onde participaram de uma reunião pedagógica entre a UFMS, Unicamp e as instituições francesas. Os temas debatidos envolveram a arquitetura e os métodos necessários para projetar sistemas embarcados eficazes com fortes restrições, como segurança e confiabilidade. Seus objetivos estão estreitamente ligados ao estudo de tecnologias de ponta que permitem aos projetistas lidar com restrições cada vez maiores, incluindo complexidade, confiabilidade, eficiência energética, velocidade operacional, segurança e flexibilidade. “Esses projetos de pesquisa estão intimamente relacionados às necessidades da indústria. Eles se concentram tanto em novos conceitos para tecnologias futuras quanto na melhoria significativa de produtos já existentes. Uma boa ilustração disso é fornecida pelos resultados científicos da equipe, que consistem não apenas em publicações, mas também em patentes que podem ser aplicadas diretamente pela indústria e em softwares de código aberto”, contou o professor Peter.

Segundo ele, o trabalho da equipe concentra-se em três grandes temas: as restrições de segurança são tratadas no tema Hardware de computação confiável; as restrições de confiabilidade são tratadas no tema Análise e projeto de processadores confiáveis baseados em tecnologias não confiáveis; e as restrições de complexidade e eficiência energética são tratadas no tema Arquiteturas otimizadas para implementação de algoritmos complexos.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo pessoal dos professores