Entre os dias 28 a 31 de outubro, a Cidade Universitária irá sediar o 4º Encontro do Grupo de Trabalho Marxismo da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), de forma gratuita e aberta ao público. Estudantes e pesquisadores podem se inscrever até 10 de agosto para apresentação de trabalhos.
De acordo com o professor da Faculdade de Ciências Humanas e organizador do evento, Ricardo Pereira de Melo, o encontro é uma iniciativa estratégica para o debate de pesquisas sobre questões filosóficas, sociais e políticas e para a reflexão sobre a realidade social. “Nosso objetivo é criar um ambiente onde pesquisadores e estudantes possam debater de forma crítica e aprofundada questões essenciais para o cenário atual. Queremos estimular o diálogo e a troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento, principalmente a partir da perspectiva marxista”, explica.
Para o organizador, o evento fortalece o vínculo entre a Universidade e a sociedade ao oferecer uma programação aberta à comunidade, independentemente de formação acadêmica prévia. “O objetivo é promover um diálogo crítico e plural, proporcionando um espaço de aprendizado e reflexão entre pessoas com diferentes formações e vivências acadêmicas”, completa o professor.
Com uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas, reuniões de grupos de trabalho e sessões de comunicação de trabalhos, o evento tem apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Mais informações sobre a programação estão disponíveis no perfil do Instagram do grupo.
Associação
A Anpof é a principal instituição que representa a pós-graduação em Filosofia no Brasil, sendo reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A associação conta atualmente com 47 programas de pós-graduação associados e 68 grupos de trabalho ativos, compostos por pesquisadores brasileiros e internacionais, o que estimula a atuação de uma rede de colaboração acadêmica e amplia o alcance e a relevância dos estudos desenvolvidos.
Texto: Lúcia Santos
