Agrotec é apresentada em evento voltado para transformar ideias em projetos reais

Na última semana, a diretora de Gestão de Projeto da Agrotec, a unidade da UFMS da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Carolini Gonçalves participou do evento Embrapii na prática: conectando empresas à inovação, promovido pelo Sebrae em parceria com a empresa. O evento teve o intuito de mostrar aos participantes como transformar ideias em projetos reais, com segurança e estratégia.

Carolini apresentou, no dia 2 de julho, o modelo de negócio da Agrotec, com foco em inovação no agronegócio. O encontro reuniu empresários e técnicos para discutir como a parceria entre empresas e universidades pode impulsionar o setor produtivo. A diretora destacou também a atuação ágil e desburocratizada da unidade Embrapii da UFMS no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento, com até 90% de subsídio, especialmente em colaboração com o Sebrae. Casos de sucesso e a estrutura da Universidade, com espaços como o Laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas, a Unidade de Tecnologia de Alimentos e a Fazenda Escola, foram apresentados como diferenciais.

Segundo a diretora, a iniciativa reforça o papel estratégico da UFMS e da Agrotec na promoção da inovação e do desenvolvimento regional. “O objetivo foi demonstrar para os técnicos, principalmente, do Sebrae, que temos uma unidade da Embrapii que traz soluções inovadoras vinculadas à bioeconomia e que a gente tem várias unidades Embrapii no Brasil e que focam em diferentes linhas de atuação”, ressaltou Carolini.

A gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae-MS, Isabela Montello, falou um pouco sobre o evento. “A gente fez um trabalho de alinhamento entre as nossas equipes, nossa rede de atendimento, Sebrae e Embrapii. Nosso objetivo é mostrar a potência que a gente tem dentro da Embrapii, instalada em Campo Grande, na Cidade Universitária da UFMS. A Embrapii pode resolver as dores e os problemas dos empresários que são atendidos por essa rede”, destacou.

“Tivemos uma palestra esclarecedora com a Embrapii, que nos trouxe uma visão prática sobre as atividades que vem executando e, isso, para os pequenos negócios é muito relevante, porque pode tornar seus produtos mais escaláveis, trazendo a ciência, a tecnologia e a inovação para a realidade dos seus negócios”, complementou a coordenadora de Inovação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Aline Filiu.

Carolini ressaltou também a importância das parcerias com o Governo do Estado e Semadesc, via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, que têm apoiado as empresas que desejam inovar e que, muitas vezes, não conseguem sozinhas desenvolver um projeto de inovação.

Embrapii

Embrapii é uma instituição privada qualificada em 2013 como órgão social pelo Governo Federal. As ações da associação visam estimular o setor industrial brasileiro a inovar e potencializar a força competitiva das empresas no mercado nacional e internacional.

A Embrapii incentiva a inovação no Brasil, por meio da cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, que devidamente credenciadas constituem-se como unidades Embrapii. Cada unidade possui uma área de atuação determinada conforme expertise e infraestrutura comprovadas.

Em 2021, a UFMS foi credenciada como uma unidade Embrapii na área de Tecnologias Aplicadas, por meio da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, que desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em bioeconomia. Saiba mais sobre a atuação da unidade aqui.

Texto: Vanessa Amin

Foto: Assessoria de Comunicação do Sebrae-MS