Abertas inscrições para Comitê de Ética em Pesquisa do Câmpus da UFMS de Três Lagoas

Pesquisadores docentes ou técnicos-administrativos em educação do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL) têm até 30 de julho para se candidatarem ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) da unidade. As vagas estão distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Sociais e Aplicadas. As inscrições são gratuitas, totalmente on-line, devem ser feitas conforme o edital.

Criado a partir do credenciamento pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, o CEP iniciou as atividades em abril deste ano com o objetivo de assegurar o respeito à dignidade, aos direitos e à segurança dos participantes de cada estudo. As primeiras ações foram uma reunião com a direção do câmpus e coordenadores de todos os cursos, para apresentar o funcionamento e finalidade do CEP, e uma reunião interna para oficializar o início do atendimento.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Fabrício Frazílio, indica a criação do comitê no CPTL como um importante avanço institucional, com impacto direto no fortalecimento e agilidade da pesquisa científica local. “Ao instituir um comitê próprio, o câmpus passa a contar com maior autonomia e eficiência no processo de avaliação ética, o que reduz o tempo de tramitação dos protocolos de pesquisa e facilita o desenvolvimento de estudos que envolvem seres humanos. Essa descentralização beneficia diretamente os pesquisadores, promovendo um ambiente mais dinâmico e receptivo à produção científica”, afirma.

“A presença de um comitê ético no câmpus também estimula a formação ética da comunidade acadêmica e reforça a cultura institucional de responsabilidade e integridade científica. Ao atender a uma demanda crescente e consolidar práticas de excelência, o CEP/CPTL fortalece a posição da UFMS como referência regional e nacional em pesquisa, ampliando sua visibilidade, impacto e compromisso com padrões éticos elevados”, complementa o pró-reitor.

Para a diretora do CPTL, Larissa Barcelos, a iniciativa é importante para acelerar o início da coleta de dados nas pesquisas. “Para nós, foi um ganho muito grande. Temos cursos na área da saúde que já trabalham muito com seres humanos e temos buscado cada vez mais sensibilizar também os outros cursos sobre a importância da submissão ao comitê, para que tenhamos boas publicações. Quando temos este olhar da ética em pesquisa aprovando o projeto garantimos que esteja seguindo, do ponto de vista legal, o normativo ético e adequado, e conseguimos acelerar o processo de análise, ter a finalização dos projetos e das defesas de mestrado e doutorado com mais celeridade e publicar em revistas com indicadores muito bons”, aponta. 

Conforme o coordenador do CEP, professor Ulisses de Oliveira, o comitê pretende assumir um papel importante no fortalecimento da cultura de pesquisa no CPTL, apoiando docentes, estudantes e técnicos-administrativos envolvidos em projetos científicos. “Nosso objetivo é promover uma reflexão crítica sobre os procedimentos de pesquisa e processos mais éticos e inclusivos em relação aos pesquisados. Essa atuação fortalecerá o compromisso institucional com a UFMS e a integridade científica de modo geral. Também estamos alinhados com os princípios da ciência aberta e da valorização do conhecimento produzido no âmbito da Universidade”, informa.

O comitê deve ser acionado sempre que uma pesquisa envolver seres humanos, mesmo em atividades simples, como entrevistas ou questionários. Também é necessário procurar o comitê antes de iniciar a coleta de dados, quando houver mudanças no projeto, se ocorrer algum imprevisto durante a pesquisa ou na hora de apresentar os relatórios finais. 

“Além da análise e acompanhamento das pesquisas, o Comitê também atua na orientação dos pesquisadores sobre os procedimentos corretos, promove ações educativas sobre ética na pesquisa e avalia denúncias, caso ocorram problemas ou irregularidades nos estudos. Para 2025, estão previstas formações, eventos e reuniões com os cursos e programas de pós-graduação”, informa o coordenador. 

Um dos eventos é o workshop Descomplicando a ética em pesquisa, que será nos dias 6 e 7 de agosto, das 8h às 16h, no anfiteatro da Unidade 2 do CPTL. O objetivo é promover a conscientização e o diálogo sobre os princípios éticos que norteiam a produção científica nas áreas do conhecimento, com discussões sobre integridade científica, consentimento informado, comitês de ética, e os desafios enfrentados na condução de pesquisas com seres humanos, entre outras. As inscrições e mais informações podem ser acessadas nesta página. 

Além do professor Ulisses, integram o CEP/CPTL: Juliana dos Reis Pessalacia, Christian Muleka Mwewa, Cleber Affonso, Edirlei Machado dos Santos, Mariana Alvina dos Santos, Marina Trevisan de Guerra, Milton Gomes Silveira, Edima Aranha Silva e Daniela Tsyeme Mekaru. A localização, telefone, e-mail e mais informações sobre o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos do CPTL podem ser acessados nesta página.

Texto: Ariane Comineti