Edital inédito de apoio à divulgação de eventos é lançado na UFMS

De forma inédita, a Universidade abre edital de apoio a eventos, com divulgação e kits compostos por pastas, blocos e crachás institucionais. Coordenadores de eventos acadêmicos, técnico-científicos e extensionistas têm até 30 de outubro para o envio de propostas, por meio no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). As ações devem estar previamente cadastradas e aprovadas e ter estudantes de graduação na equipe de execução.

Cada proposta deve ainda estar vinculada a pelo menos uma área do conhecimento, conforme a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico disponível no Sigproj, e estar vinculada a pelo menos um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acordados pela Organização das Nações Unidas.

“O edital Prokits 2025 é uma ação conjunta entre a Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) para organizar a entrega de materiais institucionais em apoio aos eventos realizados pela UFMS. Junto ao edital fizemos também o Manual de Eventos que traz informações sobre como devem ser feitos a organização, o convite, o cerimonial, traz a indicação do Manual de Identidade Visual para os organizadores verificarem principalmente como deve ser inserida a logomarca da Universidade nas artes, e informações sobre a divulgação de cada ação, entre outras”, explica a diretora da Agecom, Rose Pinheiro. 

A pró-reitora da Proece, Lia Brambilla, aponta que a extensão universitária conecta o conhecimento acadêmico com a realidade da sociedade e, ao participar dessas ações, os estudantes aprendem na prática, formando-se como cidadãos críticos e comprometidos. “O apoio com kits fortalece essa rede: dá estrutura, visibilidade e mais impacto às ações, e mostra também o quanto a UFMS acredita na extensão como ferramenta de transformação. É ainda uma forma de valorizar quem está fazendo a diferença nos territórios por meio do conhecimento e organizar a distribuição dos kits de forma mais ordenada e igualitária, afinal temos compromisso com os recursos públicos”, afirma.

Os eventos serão classificados conforme o número de participantes, para a definição da quantidade de kits a serem fornecidos. Além dos kits, poderão ser fornecidos também, conforme justificativa, camisetas para a equipe organizadora. 

Após o envio da proposta, a análise do enquadramento será feita em até 15 dias. O pedido de materiais deverá ser feito no prazo mínimo de 30 dias de antecedência em relação à data de realização do evento. 

“Outro ponto importante é que os coordenadores se atentem tanto aos manuais, para aplicação da logomarca da UFMS, quanto às instruções normativas relacionadas à realização dos eventos, por exemplo, onde podem colocar as faixas de divulgação na Universidade e que saibam que é sua responsabilidade, após o evento, retirar essas faixas, entre outras orientações”, explica a diretora da Agecom.

O edital com todas as informações sobre a seleção de propostas para o recebimento de kits e o apoio na divulgação pode ser acessado na página da Proece, onde serão publicadas também atualizações sobre a disponibilidade de materiais e o número de propostas aprovadas. 

Texto: Ariane Comineti