Na tarde da última sexta-feira, 23, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto deram posse ao professor Leonardo Silva como diretor do Câmpus da UFMS de Ponta Porã (CPPP) por mais quatro anos, de 2025 a 2029. A solenidade contou com a presença de coordenadores de cursos, servidores do Câmpus e os diretores da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro, e de Inovação, Saulo Moreira, e forma remota de pró-reitores, diretores da Administração Central e Setorial.
A reitora cumprimentou o diretor pelo trabalho realizado à frente da gestão da unidade. “O que é uma liderança que une as pessoas e inspira? A gente sente [isso aqui]. Cada vez que venho em Ponta Porã, o Câmpus está mais lindo. […] Obrigada pelo seu sim. É um sim ao serviço, é um sim à entrega. Temos muito a realizar juntos e é um grande desafio, mas trabalhando com muita dedicação, zelo e amor à UFMS. […] É um sim que a gente dá diariamente, ao ser servidor público, por amar a Universidade. Esse sim tem de se traduzir em ações concretas”, ressaltou Camila.
“Seja muito abençoado neste trabalho, que seja de muito sucesso. É uma responsabilidade muito grande, muito obrigado pelo seu sim. Sempre que chegamos aqui, somos super bem acolhidos, quero agradecer em nome de todos os servidores do nosso Câmpus de Ponta Porã”, disse o vice-reitor. “O nome da UFMS é muito forte e tem sido cada vez mais reconhecido. Quero desejar muito sucesso, conte sempre com a Administração Central”, complementou.
Para o diretor Leonardo Silva, a posse é um reconhecimento por parte da comunidade universitária e a ampliação do alcance da UFMS na região é motivo de orgulho. “Me sinto bastante honrado por novamente estar nesta cerimônia, extremamente grato pela oportunidade por trabalhar com a administração. Foram quatro anos de muito aprendizado e tenho certeza que novos aprendizados estão vindo. Sempre encontrei apoio na administração superior e entre meus pares e colegas, para que a gente pudesse levar nosso o nome da Universidade”, agradeceu.
O diretor de Inovação, Saulo Moreira, participou da cerimônia de forma presencial e discursou em nome de todos os diretores. “É um novo olhar para a UFMS da comunidade local. Tentando apoiar e posicionar a UFMS com ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, para que a gente possa potencializar ações. […] É uma jornada de desafios, mas com boas lideranças conseguimos avançar para que a educação seja cada vez mais valorizada no nosso país”, frisou.
De forma remota, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Hércules Sandim, desejou sucesso ao professor. “O Leonardo sempre foi parceiro em todas as ações […]. Um diretor sempre disponível, sempre nos ajudou a transpor as barreiras que dificultavam algumas ações. Ele tem um olhar bastante estratégico para ampliar a oferta de cursos no Câmpus de Ponta Porã. Que não seja uma continuidade, mas no sentido de aprimorar e melhorar ainda mais”, afirmou.
“Essa função representa um importante compromisso com a nossa Universidade. Parabéns pela coragem e determinação em continuar esse compromisso. Estou certa de que será pautada em diálogo, responsabilidade e compromisso”, disse a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva. Para a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, quando um colega diz sim para a gestão é porque ele acredita no potencial da Universidade. “Que esse novo mandato seja ainda mais brilhante e melhor do que já foi. Temos o compromisso com a nossa Universidade, nossos alunos e servidores. […] Todos os desafios nos estimulam e nos unem, é bacana quando trabalhamos assim, um ajudando o outro. Estou muito feliz pelo seu sim em continuar a frente do CPPP”, celebrou.
O processo de consulta à comunidade universitária do CPPP foi realizado no dia 13 de fevereiro, por meio do sistema de E-votação da UFMS, com a participação de 67 estudantes, professores e técnicos-administrativos.
Texto: Thalia Zortéa e Mylena Rocha
Fotos: Rose Pinheiro e Câmpus da UFMS de Ponta Porã





