Hoje, às 19h, será realizado o 1º Sarau da Consciência e Resistência, na Praça do Pé do Cedro, localizada na Rua João Pessoa, no centro de Coxim. O evento, promovido por estudantes do Curso de Letras do Câmpus de Coxim (CPCX), irá apresentar manifestações artísticas e culturais em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado amanhã em todo Brasil. A atividade é gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.
A programação contará com mostra gastronômica, recital e exposição de poemas, desfile de roupas, apresentações musicais e de capoeira, além da exposição de trabalhos de autores negros.
De acordo com a professora do CPCX e coordenadora do sarau, Juçara Zanoni do Nascimento, o evento surgiu como uma atividade de extensão, com intuito de contribuir para a resistência e luta contra o preconceito e discriminação racial. “A iniciativa, incialmente, foi pensada como uma atividade de extensão relacionada à carga horária das disciplinas ministradas por mim, e, para além disso, ainda era uma possibilidade de trabalhar com a temática que também é uma exigência curricular. A ideia inicial era algo menor, envolvendo uma turma de um ano da escola básica. Entretanto, quando conversei com os acadêmicos sobre a ideia, eles gostaram da proposta e se empolgaram. […] Foi nesse momento, em conjunto, que tivemos a ideia de fazer algo maior, e sugeriram na Praça Pé de Cedro”.
“Vamos proporcionar um espaço e momento de reflexão sobre a população negra, e seu histórico de luta resistência contra o preconceito e discriminação. O Sarau é um evento realizados pela comunidade da UFMS para toda a comunidade de Coxim, por isso, contamos com a participação da comunidade coxinense”, convida a coordenadora do evento.
Texto: Arthur Ayres e Giulia Fonseca, bolsistas da Agência de Comunicação Social e Científica
