Reitoria e Adufms conversam sobre demandas institucionais

Na manhã de quarta-feira, 28/12, na sala de Atos da Reitoria da UFMS, o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, acompanhado da Vice-Reitora, professora Camila Ítavo, e do pró-reitor de Ensino de Graduação (PREG), professor Ruy Alberto Caetano, recebeu a Diretoria da Adufms (Sindicato dos Professores das Universidades Federais no Mato Grosso do Sul) para discutir itens da pauta interna de reivindicações dos docentes.

A Adufms resgatou as demandas que foram apresentadas durante consulta pública para a Reitoria da UFMS, destacando pontos importantes, como: Plano de Atividades Docentes – (PADOC); revisão de algumas normas como, por exemplo, a norma que transformou o Trabalho Conclusão de Curso (TCC) em componente curricular e não disciplinar; gestão do Programa de Assistência Médica da UFMS (PAS); Plano Diretor da UFMS e a reestruturação institucional da Universidade.

O item que mais preocupa a Diretoria da Adufms, neste momento, é a reforma universitária. De acordo com a presidente da instituição, Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, esse ponto precisa ser discutido de forma adequada e o período do recesso pode atrapalhar o debate. “A reitoria estima que até fevereiro de 2017 terá concluído a reestruturação com a criação de novas faculdades e unidades, mas muitos professores saem de férias nesse período entre dezembro a fevereiro”, comentou.

O Reitor esclareceu que a reorganização universitária será feita inicialmente em etapas e que a discussão não se finda com o projeto que está sendo construído por uma comissão institucional. “Queremos aprovar em janeiro a reorganização administrativa da UFMS para que possamos contar com uma nova estrutura de gestão mais enxuta. Estamos cortando cargos e otimizando as pró-reitorias para aumentar o investimento na atividade fim da universidade e diminuir o custo na atividade meio”.

Turine ainda explica que reorganizar pretende oportunizar alguns sonhos da comunidade universitária, especialmente, do CCBS e do CCHS. “Infelizmente não será possível atender a todas as demandas neste momento. Fizemos um diagnóstico situacional, econômico e estratégico, sendo possível neste momento fortalecer os projetos discutidos há anos na UFMS”.

A Vice-Reitora, Camila Ítavo, complementou a fala do Reitor e assegurou que o debate sobre a reforma será contínuo. “A UFMS está em constante evolução, por isso o papel da comissão é inicial. A partir dela, vamos obter um diagnóstico para traçar novas alternativas que nos ajudem a solucionar os problemas. O trabalho da comissão vai subsidiar nossa discussão sobre a reorganização universitária, dando-nos clareza sobre o que é preciso fazer para melhorar nossa Universidade”, conclui.

Além da discussão sobre os pontos listados acima, a Reitoria e a Adufms firmaram uma parceria para realização de eventos em prol dos docentes da UFMS. Também ficou acertado que será feito o encaminhamento da listagem nominal de representantes sindicais da UFMS como forma de viabilizar a participação e a liberação deles quando necessário.

Esta já é a segunda reunião entre a Adufms e a Reitoria, desde que a nova gestão, liderada pelo professor Marcelo Turine, assumiu a gestão da UFMS, em 52 dias, marcando a diretriz de diálogo permanente entre todos os membros que compõem a Comunidade Universitária. A próxima reunião de trabalho com a Adufms deve ocorrer no começo de fevereiro.

Fotos: Leandro Benites