Estudantes podem atuar como monitores das disciplinas de graduação

Estudantes de graduação que queiram atuar como monitores bolsistas no primeiro semestre de 2024 têm até 24 de março para envio de proposta no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). Ao todo são 147 bolsas, distribuídas por todos os câmpus. 

A diretora de Inovação Pedagógica e Regulação, Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, explica que o Programa Institucional de Monitoria busca a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na graduação, com a articulação da teoria e da prática. “Envolvendo estudantes e professores em atividades didático-pedagógicas, reduzindo os índices de evasão e retenção, contribuindo para a melhoria e o aumento da taxa de sucesso dos cursos de graduação”, complementa.

Ainda segundo a diretora, a monitoria estimula o aprendizado dos estudantes, fortalecendo os conhecimentos teóricos e práticos e sua capacidade de análise e crítica, devido à participação em atividades relacionadas à disciplina. Propicia também o desenvolvimento das habilidades pela docência.

Já os estudantes beneficiados com as atividades de monitoria, recebem do monitor apoio pedagógico por meio de ações como plantão tira dúvidas, resolução de exercícios, aulas práticas em laboratório, entre outras. “Contribui para o conhecimento do estudante, evitando reprovações, retenções, bem como evasão do curso de graduação”, aponta.

Podem se candidatar estudantes que tenham sido aprovados ou dispensados, por meio de aproveitamento de estudos, da disciplina para a qual buscam ser monitores, que não tenham pendências administrativas com a Universidade e que tenham disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades. O valor mensal da bolsa será de R$700.

Após o acesso com o passaporte institucional e o preenchimento das informações no Sigproj, os estudantes deverão salvar e submeter a inscrição. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Texto: Ariane Comineti