Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2017 a Cidade Universitária em Campo Grande sedia o 5° Congresso Centro-Oeste de Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN). A realização é do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da UFMS.
Na abertura realizada hoje (25) pela manhã no Complexo Multiuso estiveram presentes: o Reitor Marcelo Turine; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Nalvo de Almeida; representando o Diretor da Faculdade de Medicina (FAMED) Wilson Ayach, a coordenadora do PPGDIP Anamaria Paniago; o Secretário Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, Marcelo Vilela; a Diretora da Fiocruz em MS Gislaine Guilhermino; representando a Superintendente Geral de Vigilância em Saúde de MS Angela Cristina Cunha Castro Lopes, a Dra. Stephanie Lins; e a Chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HUMAP, Adriana Carla Negri.
A Coordenadora do PPGDIP Anamaria Paniago se disse satisfeita em fazer a abertura do evento que reúne pesquisadores, gestores e profissionais de saúde, e que também representa um momento de prestação de contas do programa de pós-graduação à comunidade. “Em dois dias vamos discutir o que tem sido feito em pesquisas para soluções de problemas de saúde de nossa região, e principalmente ouvir gestores e profissionais da linha de enfrentamento. Muitos problemas são levantados e evocam novas pesquisas, cujos resultados serão apresentados nos próximos DIERNS em um ciclo de interação serviço-pesquisa que sempre caracterizou o nosso programa”, afirmou.
Segundo a professora o 5° DIERN recebeu 420 inscritos e 148 trabalhos, o dobro da última edição em trabalhos inscritos. “O que mais surpreendeu, no entanto, foi o número de colaboradores voluntários, foram 100, incluindo toda a equipe, alunos de graduação, pós-graduação, profissionais da UFMS e de outras Instituições”, anunciou. A Coordenadora falou ainda que o momento é de celebração não só pela realização dessa quinta edição do DIERN mas pela comemoração de 10 anos de existência do PPGDIP e ainda pela nota do programa, recebida recentemente da Capes, que foi 5. “É uma grande festa. Em nome do PPGDIP agradeço imensamente a todos os que colaboraram e estão colaborando para o evento e para o desenvolvimento do Programa”.
A Diretora da Fiocruz em MS Gislaine Guilhermino agradeceu o apoio da UFMS à Fiocruz em parcerias e ações no que tange às pesquisas, ao ensino e capacitação em saúde e destacou a programação do evento. “Está excelente e desejo a vocês dias de muita aprendizagem”.
O Secretário Municipal de Saúde Pública de Campo Grande Marcelo Vilela parabenizou a todos do PPGDIP pelo planejamento e execução de ações ao longo dos 10 anos que trouxeram sucesso ao programa. “Estamos em um momento de integração para o alcance de resultados eficientes para a saúde coletiva, e eventos como esse levam os resultados das pesquisas à prática”.
O Reitor Marcelo Turine agradeceu os pesquisadores e palestrantes pelos dias de conhecimento compartilhado que serão promovidos pelo evento e destacou a temática: “Ela é importantíssima para nossa sociedade, precisamos superar os desafios para realizar as entregas que ela necessita nessa área. O trabalho e o empenho são o que temos na Universidade para atender às demandas e as conquistas que vemos hoje são frutos dessa dedicação. Parabéns pelo conceito cinco, que é de extrema relevância para o MS, e também pelos 10 anos de atuação”. O Reitor lembrou ainda que todos os programas de pós-graduação da UFMS passam pela implantação de planejamento estratégico, para que se desenvolvam plenamente e ampliem seu potencial.
Ainda durante a abertura do evento foram realizadas homenagens aos organizadores do DIERN e aos colaboradores do PPGDIP.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site: http://www.diern.com.br/
