3º Seminário Estadual da Guavira iniciou com solenidade e resultado de concurso

Na manhã de hoje representantes de diversas instituições relacionadas ao fruto símbolo de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos virtualmente para a abertura do 3º Seminário da Guavira. A transmissão foi feita pelo canal do Agroextrativismo Sustentável MS no Youtube.

Participaram da solenidade o reitor Marcelo Turine; o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes; as professoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) Raquel Pires Campos, coordenadora do evento na UFMS, e Camila Mazzeti, diretora em exercício da Facfan; o Deputado Estadual Renato Câmara; o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira; o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, representando o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o gerente regional do Sebrae/MS em Bonito, Matheus Oliveira; a coordenadora da Camara de Assessoramento Técnico Científico da Fundect, Ana Karla Moulard de Mello, representando o diretor-presidente Márcio de Araújo; e a pesquisadora da Fiocruz/MS, Ana Tereza Guerrero.

“Gostaria de parabenizar por esse momento e pela discussão de políticas públicas, pesquisa e inovação deste tema tão importante que é a guavira. Obrigado a todos os que estão participando na organização, a todos os nossos pesquisadores e a todas as universidades envolvidas. É uma satisfação estar aqui realizando este evento junto a vocês, com este tema que é de extrema importância para Mato Grosso do Sul e para a governança da Ciência e Tecnologia do nosso estado”, disse Marcelo Turine.

“Estamos na terceira edição do seminário, construindo conhecimento científico e técnico. Nas outras oportunidades tivemos a feira da sociobiodiversidade também pra aproximar os produtores com os consumidores finais, desta vez está sendo no formato virtual. Inovamos também com os regulamentos para apresentação de trabalhos on-line e com o concurso de desenho artístico ‘Guavira sou fã’, desta forma tentando integrar todos os segmentos da sociedade para valorizar a guavira, os processos produtivos, as pessoas envolvidas, empreendimentos e o desenvolvimento sustentável”, informou Raquel Pires Campos.

“É um grande prazer para a Fiocruz/MS compor a organização desse evento, que está em sua terceira edição, e, para nossa felicidade, temos mais de 16 estados inscritos nesse ano. Mais uma vez parabenizo a iniciativa do Deputado de criar a lei e a todos os envolvidos neste evento”, afirmou Ana Tereza Guerrero.

“Quero parabenizar a iniciativa pela realização desse seminário, uma vez que entendemos a importância da guavira, não só no potencial nutricional, mas também de agregar valor econômico e turístico para o nosso estado”, apontou Ana Karla Moulard de Mello.

“Todo ano renovamos os conhecimentos, dividimos entre a equipe e população as novidades, os estudos, e trazemos novas propostas para avançarmos em nossos objetivos. Já avançamos muito a partir da lei e da construção desse seminário com a colaboração de vários segmentos”, disse André Nogueira Borges.

“Dentro da missão da Semagro existe a elaboração de política pública e o fomento a atividades produtivas e uma das bandeiras que carregamos é a diversificação da nossa cesta de produtos. Mais uma vez parabenizo pela Lei que institui a fruta símbolo e que traz alternativa de renda para os pequenos produtores, temos um trabalho forte de pesquisa nessa área e queremos fomentar o desenvolvimento dessa cadeia”, falou Rogério Beretta.

“É uma satisfação participar de mais um seminário com a participação maciça de todos os entes que querem ver o fruto fazer cada vez mais parte da nossa vida. Temos conseguido avançar nas discussões sobre o desenvolvimento da guavira e do estado. A valorização desse fruto significa alcançarmos o desenvolvimento e a promoção de oportunidades que garantam renda à população sul-mato-grossense”, falou Renato Camara.

A solenidade de abertura foi finalizada com a divulgação de Denis Zubieta como vencedor do concurso “Guavira: sou fã”. O objetivo foi escolher o desenho artístico oficial desta e das futuras edições do Seminário e o intuito é que a imagem selecionada seja disponibilizada em formato digital em homepages, redes sociais e impressa também em camisetas. Participaram da comissão avaliadora artistas e professores: Lucia Mont Serrat, Pedro Guilherme Garcia Góes, Antonia Hanemann, da Confraria Sociartista e Evelin Padilha Andrade. O vencedor foi convidado a gravar um vídeo para ser exibido na próxima terça-feira.

A programação do 3º Seminário da Guavira segue hoje, primeiro de dezembro, e também na próxima terça-feira, 8. Todas as informações podem ser obtidas no site oficial, ou nos canais do Instagram e Facebook.

Texto: João Barbosa Marques (Estagiário da Agecom) e Ariane Comineti