2ª Primavera dos Museus celebra os 40 anos do Herbário do Câmpus do Pantanal

O Herbário do Câmpus do Pantanal, em Corumbá, comemora 40 anos no mês de setembro com uma programação especial. A data será celebrada na 2ª Primavera dos Museus, com lançamento de minidocumentário, palestra e confraternização. 

De acordo com a professora e curadora do local, Maria Ana Farinaccio, a Primavera dos Museus é realizada sempre no início da estação. Ela faz uma provocação sobre a relação com os museus, afinal, a palavra geralmente remete a um espaço ocupado por obras de arte ou peças antigas.

“Os herbários constituem-se como acervos museológicos de grande importância. As coleções botânicas colaboram com informações sobre qualquer pesquisa relacionada aos aspectos da diversidade, estrutura, classificação e distribuição de espécies. Eles servem como subsídio para o estabelecimento de políticas adequadas, que visem o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, argumenta.

Com um acervo de 18,2 mil espécies de plantas, o herbário foi criado para documentar a biodiversidade vegetal do Pantanal sul-mato-grossense. Os principais grupos presentes são as angiospermas, licófitas, briófitas, algas e fungos. “Poucas pessoas conhecem um herbário, mas todos acabam se beneficiando das informações que vêm dele. É onde estão depositados os dados de todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidas pela ciência”, explica a curadora.

Com foco na celebração dos 40 anos do Herbário, as atividades do evento se concentram no dia 22 de setembro, com o lançamento de um minidocumentário, a palestra com a professora Ieda Maria Bortolotto, além de apresentações artísticas e o café botânico. Os interessados devem preencher o formulário. 

A Primavera dos Museus tem, ainda, outras ações programadas ao longo do mês, como a oficina de coleta de plantas na Área de Proteção Ambiental Baia Negra, nos dias 5 e 9; o treinamento da equipe do Herbário, nos dias 1º, 2, 6 e 8; e o concurso de fotografia, que também está com as inscrições abertas.

Texto: Mylena Rocha