2ª Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana é realizada on-line nesta semana

O Campus de Aquidauana está promovendo a 2ª edição da Mostra de Cinema Ambiental (MOCA). Neste ano, o evento busca abordar o tema “Parques urbanos: natureza e bem-estar” por meio da exibição on-line de produções audiovisuais independentes, realização de quiz, live e concurso de filmes. As atividades serão transmitidas pelo Instagram e YouTube.

A primeira edição do MOCA foi realizada em 2017, nas dependências da Lagoa Comprida e do campus. Na ocasião, as atividades estimularam a participação de escolas da região no plantio de árvores, promovendo a educação ambiental. No atual encontro, a mostra de cinema tem o objetivo principal de “discutir o tema deste ano sobre a natureza e o bem-estar dos parques urbanos. Refletir que a partir de um meio ambiente mais organizado, bem manejado e gerido, podemos colher os frutos para a população humana”, explica o professor Rogério Rodrigues Faria, um dos coordenadores do evento.

De acordo com o professor, a ideia do projeto surgiu de inspirações advindas de festivais de cinemas ambientais que ocorrem no mundo inteiro. Nesses eventos, a linguagem do cinema é utilizada para sensibilizar as pessoas sobre as questões ambientais. “No Brasil nós temos o Festival Internacional de Cinema Ambiental, que é bem famoso e trabalha mais focado em animações”, afirma. “Há uma demanda implícita para discutir as questões ambientais em todas as regiões e nós necessitamos de uma melhor qualidade ambiental, pois somos um país com muitos problemas socioeconômicos, mas não podemos deixar de lado a agenda ambiental”, reforça Rogério.

Devido a pandemia, as atividades do evento precisaram ser reprogramadas para o formato virtual. “Estamos impedidos de realizar as ações presenciais, mas mantemos a curadoria sobre os filmes que serão exibidos. O público pode esperar um material com bastante qualidade e que estará disponível no site do projeto. As pessoas poderão assistir filmes, acessar a seção de perguntas e respostas, e participar da transmissão da live no YouTube. Esperamos que todos possam participar e interagir conosco”.

Clique aqui para se inscrever. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade. Haverá emissão de certificado aos participantes de acordo com as regras disponíveis no site do projeto.

Programação

As atividades do MOCA 2020 estão sendo desenvolvidas virtualmente desde o mês de outubro e seguem ocorrendo ao longo de novembro.

Em 12 de outubro foi realizado no site do evento o “Momento Moca”, com a exibição on-line de produções audiovisuais independentes. Os documentários ficarão disponíveis até 6 de novembro para a apreciação do público. Dentre os curtas-metragens ambientais apresentados, estão “Caminho dos Gigantes – Way of Giants” de Alois Dio Leo e “Estrela D’Água – Water Star” de Julia Milreu.

Hoje e amanhã, 3 e 4 de novembro, será realizada a abertura oficial do evento com a exibição de um vídeo explicativo do projeto que já disponível no site do MOCA.

Já na quinta-feira, 5, às 18h, as atividades seguem com a transmissão de uma live no Instagram intitulada “Prosa MOCA”, com a presença dos biólogos Ariadne Barbosa Gonçalves e Rogério Rodrigues Faria. Para promover a interação com os participantes, está programada uma conversa com perguntas e respostas sobre os filmes exibidos no mês de outubro.

Para o encerramento do evento, na sexta-feira, 6, às 18h, será realizada uma live no YouTube com o bate-papo “MOCA Show”. A agrônoma Juliana Mendonça Casadei e o biólogo Fernando Ibanez Martins discutirão as experiências e ensinamentos sobre o tema “Parques urbanos: natureza e bem estar”, com mediação de Ariadne Gonçalves. Neste dia, serão divulgados os vencedores do concurso de filmes, promovido entre setembro e outubro pelo Projeto Moca 2020.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)