A 13ª edição da Candil, a revista de divulgação científica da UFMS, é dedicada ao Integra UFMS 2022 e destaca os projetos premiados durante o maior evento científico de Mato Grosso do Sul. A capa ressalta a apresentação dos estudantes durante o evento, que retornou ao formato presencial em 2022.
Produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica, a publicação apresenta produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas na Universidade.
Na seção Entrevista, o diretor de estratégia da agência 80 20 Marketing, Kenneth Corrêa, avalia o potencial do metaverso na Educação. Ele foi o palestrante da abertura do evento científico e aborda os desafios e as perspectivas para utilização da inovação tecnológica em diversos setores.
Para a edição, foram produzidas matérias sobre os projetos mais bem avaliados pela equipe do Integra. Na área de Ciências Biológicas, a reportagem aborda como a literatura de cordel tem sido utilizada como proposta para o ensino. Na área de Ciências da Saúde, o tema é o uso da ginástica laboral para o bem-estar aos servidores e estudantes do Câmpus de Aquidauana.
Na área de Ciências Agrárias, a reportagem apresenta o projeto sobre controle estratégico de verminose em equinos. Nas Ciências Sociais Aplicadas, o trabalho com a melhor avaliação propõe um aplicativo que fará o inventário das árvores de Campo Grande e poderá ser utilizado como ferramenta para o planejamento urbano. Já nas Ciências Humanas, a pesquisa escolhida resgata a trajetória da Baronesa de Vila Maria, figura sul-mato-grossense histórica do século XIX. Por fim, a reportagem detalha o projeto premiado na área de Linguística, Letras e Artes, sobre a literatura de Roa Bastos.
A seção Memória homenageia a história do servidor Eduardo Aparecido Botelho, que atua como assistente administrativo e cerimonialista no Câmpus de Aquidauana há mais de 40 anos.
A publicação completa pode ser conferida aqui.
Texto: Mylena Rocha