Pró-Reitores

Pró-Reitoria de Administração e de Infraestrutura (PROADI)

É a unidade responsável pela superintendência, orientação, coordenação e avaliação das atividades do sistema administrativo de gestão de materiais, suprimentos e patrimônio e das atividades relacionadas a obras, reformas e manutenção da infraestrutura e serviços da Universidade.

Augusto Cesar Portella Malheiros

Bacharel em Ciências Econômicas (1984) pela Faculdade de Administração e Economia (FAE), especialista em Formação Docente para Ensino Superior (1995) – UFMS e em Avaliação Institucional (2001) – Universidade de Brasília – UnB. Ocupou os seguintes cargos: Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação – DIDA/GRH, Gerente de Recursos Humanos – GRH, Chefe da Divisão de Planejamento Institucional – DINS/PROPLAN, Chefe da Coordenadoria de Projetos Especiais – CPE/PROPLAN, Chefe da Coordenadoria de Relações Institucionais – CRI/PROPLAN e Chefe da Coordenadoria de Gestão de Convênios – CGC/AGINOVA.

 

 

 

.

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE)

Tem como missão construir e consolidar uma relação transformadora Universidade-Sociedade pela integração da cultura, da ciência, da tecnologia e dos conhecimentos populares, firmando-se como instituição capaz de interagir na busca de soluções para o desenvolvimento do cidadão, da sociedade e da região sul-mato-grossense.

Marcelo Fernandes Pereira

marcelo_siteBacharel em Violão, mestre em Musicologia e doutor em Artes pela ECA-USP.  Foi coordenador do Curso de Música da UFMS e Coordenador de Cultura na antiga PREAE/UFMS. Mantém atividades de curadoria, pesquisa e orientação acadêmica, além de ser parecerista de periódicos e editais. Coordena projetos educacionais nos quais busca aliar  inclusão social à excelência intelectual e artística. Venceu cinco concursos de interpretação instrumental e mantém prolífica carreira internacional, tendo realizado recitais solo nos EUA, Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia, Chile, Bélgica e Alemanha.

 

 

 

.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES)

É a unidade responsável pelo planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação da política estudantil da UFMS.

Albert Schiaveto de Souza

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Em 2013 concluiu um ano de pós-doutorado na University of Oxford, UK, por meio da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Desde 2008 é professor da UFMS, atualmente como professor associado, ao nível de graduação, orientador credenciado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, no Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMS, Programa de Pós-graduação em Saúde da Família e colaborador no Programa de Mestrado em Farmácia da UFMS.

 

 

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)

É a unidade responsável pelo acompanhamento, pela gestão e pela avaliação dos cursos de graduação da UFMS. Nela é realizado o controle acadêmico e docente, a gestão das diferentes formas de ingresso na instituição, as ações de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, a formação continuada de professores da própria UFMS, o acompanhamento de programas, de estágios e de projetos de ensino de graduação. Além disso, a Prograd também é responsável pelo acompanhamento dos processos de avaliação dos cursos da UFMS realizados pelo MEC.

A Prograd também auxilia a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) a organizar processos seletivos para docentes substitutos, temporários e  nos concursos para professores do quadro permanente da UFMS.

Cristiano Costa Argemon Vieira

É professor da Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação (2002), mestrado (2005) (UFMS )e Doutorado (2016) em Ciência da Computação (UNICAMP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Banco de Dados e Tecnologias Educacionais para EaD.

 

 

 

 

 

Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN)

É a unidade responsável pela superintendência, orientação, coordenação e avaliação do sistema de planejamento, orçamento e relações institucionais da Universidade.

Dulce Maria Tristão

Bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Avaliação Institucional, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Administração Universitária. Foi diretora da Gerência de Recursos Humanos na UFMS e assessora especial da Reitoria para Expansão e Reestruturação. No MEC/SESU foi Coordenadora Geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (DIFES) e Diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES. Foi membro de conselhos e comissões como: Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal(CNDP), Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e Conselho de Administração da EBSERH.

 

 

.

.

.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP)

É a unidade responsável pela coordenação, planejamento e avaliação das atividades de pesquisa e pós-graduação da UFMS.

Maria Ligia Rodrigues Macedo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFC (1990) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina-Unifesp (1993) . Realizou pós-doutorado junto a Unicamp (1998-2000), ESALq (2012-2014). Pesquisadora do CNPq, desde 1995, Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), desde 2005.Coordenou o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (Rede Pró-Centro-Oeste). É professora credenciada junto aos seguintes Cursos de Pos-graduacao: Ciencias da Saude e Desenvolvimento do Centro-Oeste da UFMS, Biologia Vegetal (UFMS), Bioquímica e Biologia Molecular (Multicentrico-SBPC), Biotecnologia (UFMS) e Ciências Farmacêutica (UFMS).

 

.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP)

É a unidade responsável pela superintendência, planejamento, coordenação, orientação e execução das atividades de administração de pessoal e de recursos humanos da Universidade.

Lívia Gaigher Bósio Campello

Possui pós-doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Direito das Relações Econômicas e Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e mestrado em Políticas Públicas e Processo pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Professora da graduação e mestrado na Faculdade de Direito (FADIR/UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD/UFMS). Coordenadora local do Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER – USP/UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Global” (UFMS/CNPq). Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Cooperação Internacional e Meio Ambiente” (Fundect/MS). Editora-chefe da Revista Direito UFMS.