Instituto Integrado de Saúde sedia evento em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

A Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (Lasme) e a Atlética de Fisioterapia da UFMS realizam amanhã na Cidade Universitária atividades em alusão ao dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. O evento será no Saguão da Unidade XII, das 8h30 às 16h, com participação aberta a toda a comunidade e gratuita.

O objetivo é sensibilizar e levantar na comunidade acadêmica a discussão acerca da saúde mental e da reforma psiquiátrica e a abordagem, segundo os organizadores do evento, será voltado a “Viver uma Vida Sem Muros” que é o tema da ação este ano. Uma ação que irá mexer com seus sentidos, emoções e conceitos!

A Luta Antimanicomial teve seu início em 1987 com o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e é caracterizada por lutar pelos direitos de pessoas com sofrimento mental e por combater a ideia de que se deve isolá-las da sociedade. O movimento enfatiza que todo cidadão possui o direito de liberdade, de viver em sociedade e que tem acesso ao cuidado e tratamento sem precisar abrir mão do seu lugar dentro da sociedade.  Sua meta está em trocar os hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços humanizados e abertos para o tratamento.

Mais informações sobre o evento na UFMS podem ser obtidas na página: https://pt-br.facebook.com/LASMEUFMS/