UFMS e Sebrae discutem projeto para fortalecer o empreendedorismo feminino no espaço universitário

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Marcelo Turine, se reuniu nesta manhã (11), com a Diretora de Operações do Sebrae para discutir ações que promovam o fortalecimento do empreendedorismo no ambiente universitário, sobretudo, o empreendedorismo feminino.

De acordo com a Diretora, Maristela França, o Sebrae e integra um grupo de empresas que a aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU). Com a adesão, uma série de projetos foram desenvolvidos para fortalecer o empreendedorismo feminino no país.

Neste cenário, a UFMS entra como mais uma parceira no desenvolvimento de novas lideranças femininas para o mundo acadêmico e dos negócios, ajudando “a ampliar a participação das mulheres no empreendedorismo”, salientou França.

Para o Reitor, incentivar o empreendedorismo na academia é uma forma de aproximar a ciência do cotidiano das pessoas. “A produção de conhecimento da universidade tem que estar conectada com todo o sistema produtivo para que possamos gerar mais inovação. Por isso é importante estimular empreendedorismo a fim de construir pontes entre as ideias, ciência e capacidade de produção. Esse elo será, certamente, o vetor do desenvolvimento do país”.

Entre as ações programadas para impulsionar a onda do empreendedorismo feminino, a UFMS participa, por intermédio da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime/UFMS, da organização do Startup Weekend Women, evento de imersão em que os inscritos devem desenvolver um modelo de startup em apenas 54 horas.

De acordo com os organizadores, “a presença feminina nesse evento é de 75% dos participantes (incluindo organização, mentoria e jurados). O objetivo é mostrar que as mulheres têm veia empreendedora e fortalecê-las nas áreas da tecnologia e de negócios”.

Startup Weekend Women será realizado de 29 a 31 de março. O evento tem a participação de desenvolvedores, designers, empreendedores, entre outros interessados. Interessados podem se inscrever em https://goo.gl/aVF1MD.

Outro alinhamento entre a UFMS e o Sebrae diz respeito ao Programa Sebrae para Mulheres de Negócios, projeto que conta com apoio institucional do Universidade.

O Programa busca apoiar e acelerar pequenas empresas lideradas por mulheres empreendedoras que querem ser independentes, amam sua ideia de negócio, querem vender mais, aumentar seu lucro, conquistar novos clientes, fazer novos contatos para divulgar seu negócio e tornar seu sonho realidade.

As interessadas podem se inscrever no Programa gratuitamente até as 23h59 do dia 22 de fevereiro de 2019, no link:  www.ms.sebrae.com.br;

Texto e foto: JC Costa.