Seminário discute gênero, mídia e impacto na sociedade

Discutir os novos paradigmas dos estudos de gênero, sexualidade e os impactos causados pela mídia na sociedade é a proposta do 2º Seminário Psicologia Social e Pesquisa: estudos de gênero, mídia e sociedade que será realizado na Cidade Universitária, nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório do LAC (bloco 17).

O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e sociedade em geral e contará com uma programação diversificada com a conferência de abertura feita pelo professor doutor Pedrinho Guareschi com o tema “Representações Sociais: gênero, mídia e sociedade”. Será realizada também a banca de defesa de dissertação de mestrado com a apresentação da pesquisa da Psicóloga Regi Morais a respeito dos comentários nas redes sociais dos casos noticiados na imprensa sobre as mortes da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e da musicista de Campo Grande Mayara Amaral.

A programação também reúne duas mesas redondas, uma discutindo “Os lugares das mulheres na sociedade: do lar doce lar à um mundo sem fronteiras”, abordando as mulheres do informal, da fronteira Brasil-Bolívia e Brasil-Paraguai. Já a outra, discute “Gênero, sexualidade e subjetividade: rupturas necessárias para a Psicologia”, trazendo à mesa desafios enfrentados na sexualidade das travestis, transexuais e mulheres encarceradas.

O Seminário é realizado pelo Grupo de Estudo Gênero e Psicologia (GenPsi) coordenado pela professora doutora Zaira de Andrade Lopes, do programa de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e apoiado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

As inscrições podem ser feitas aqui. Confira a programação completa no site https://www.even3.com.br/genpsi/

Texto: Renato Lima/jornalista e mestrando em Psicologia pela UFMS