Projeto “Turismo em terras indígenas” foi realizado com sucesso no CPAQ

O Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizou de 21 a 23 de maio o Projeto de Extensão “Turismo em Terras Indígenas”, sob a coordenação dos professores Izac Bonfim e Patricia Bassinelo.  A ação foi inédita, pois pela primeira vez houve um projeto voltado para o turismo indígena no Estado de Mato Grosso do Sul (veja as fotos clicando aqui).

A participação da comunidade indígena no primeiro projeto de extensão foi de suma importância: houve a presença do cacique Célio Francelino Fialho, da aldeia Bananal, além da comunidade indígena de Aquidauana (Aldeias Bananal, Lagoinha, Água Branca, Ipegue, Colônia Nova, Morrinho, Imbirussu, Limão Verde, Córrego Seco, Buritizinho e Cruzeiro), Miranda (Lalima e Cachoeirinha) e Anastácio (Aldeinha).

O curso foi um sucesso e contou com a interlocução do professor Paulo Baltazar, indígena Terena, Mestre em Geografia e Professor do Curso Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal” (PROLIND), que aproximou o curso de Turismo das comunidades indígenas da região.

O curso, em forma de extensão, foi realizado numa parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com a Universidade Federal do Paraná, que, por meio do Curso de Turismo e Mestrado em Turismo, realiza pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento do turismo em terras indígenas no Estado do Paraná.

O objetivo foi promover o conhecimento a respeito do turismo em terras indígenas, suas especificidades, desafios e oportunidades enquanto meio de  autonomia dos povos, a fim de instruir alunos do curso de turismo, bem como as comunidades indígenas e outros interessados, em trabalhar futuramente com a atividade deste segmento de mercado.

O projeto de extensão foi ministrado pela Bacharel em Turismo, Mestre em Turismo e Doutoranda em Meio Ambiente, Srta. Sandra Corbari, que conta com larga expertise em pesquisa, extensão e ensino voltados à temática do Turismo em Terras Indígenas.

O curso teve como objetivo promover o conhecimento a respeito do turismo em terras indígenas, suas especificidades, desafios e oportunidades enquanto meio de autonomia dos povos, a fim de instruir alunos do curso de turismo, bem como as comunidades indígenas e outros interessados, em trabalhar futuramente com a atividade deste segmento de mercado.

Os professores Izac Bonfim e Patricia Bassinelo irão dar continuidade no projeto de extensão, com oficinas temáticas de assessoria ao desenvolvimento do Turismo em Terras Indígenas, a exemplo de como ocorre com os indígenas Pataxós, em Porto Seguro, e Ilhéus, no Estado da Bahia, e os indígenas Paresi-Haliti, em Campo Novo do Pareci, no Estado de Mato Grosso.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no site https://www.sympla.com.br/turismo-em-terras-indigenas__291926, desenvolvido pelo acadêmico bolsista Alexsander Arguelo, do Curso de Turismo.

Confira o álbum de fotos do projeto, clique aqui (álbum).

Fotos: Alex Arguelo (Turismo/UFMS).

Fonte: CPAQ