Primeiro Encontro de Produtores de Frango Caipira do estado foi realizado no campus de Naviraí

O campus de Naviraí sediou o “1º Encontro de Produtores de Frango Caipira do Mato Grosso do Sul”. O evento é fruto da parceria entre a UFMS, por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas (ITCP/UFMS), coordenadora pela técnica Dalva Mirian Coura Aveiro, e a Prefeitura Municipal de Naviraí. Aproximadamente 500 pessoas, vindas de treze municípios do estado, participaram do Encontro, entre elas estão produtores, servidores, acadêmicos e comunidade em geral.

A palestra “O frango caipira Label Rouge e sua cadeia produtiva”, com Márcio Gilberto Saatkamp da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC foi uma das discussões apresentadas. No período da tarde, os debates foram conduzidos por representantes do Ministério da Agricultura, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), técnicos da ITCP/UFMS e professores do Campus de Naviraí, que apresentaram a proposta de rede de produção de frango caipira no Cone Sul de Mato Grosso do Sul.

A coordenadora Dalva Mirian Coura Aveiro também falou sobre a implantação de um frigorífico com aves que passará pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). “Nós vamos implantar em Naviraí o primeiro frigorífico de aves Sisbi, com selo único de identificação que a gente vai poder comercializar para todo o Brasil, que vai atender mais de 120 produtores com a escala de produção de 77.00 mil aves por mês em 36 meses”, acrescentou.

Na avaliação do diretor do campus de Naviraí, Daniel Henrique Lopes, “o Encontro foi surpreendente, tanto pela dimensão da estrutura montada para a sua realização, quanto pela quantidade de participantes e municípios representados. Todos os presentes ficaram bastante impressionados, positivamente, com o que vivenciaram. Para nós, do campus de Naviraí da UFMS, foi uma satisfação participar da organização e receber o evento, ação que muito nos orgulha, pois permite cumprir a nossa função de fazer parcerias com a comunidade externa e caminhar lado a lado com a sociedade”, comentou.

O evento foi realizado no sábado (23/11). Para o prefeito de Naviraí, José Izauri de Macedo, “a reunião dos produtores, neste primeiro Encontro, é resultado de algo muito tranquilo que temos tratado, tendo em vista nosso histórico de parcerias com a UFMS em projetos anteriores e que deveriam ser resgatados. Frente a isso, após diálogo, conseguimos formalizar esse novo convênio que visa ao desenvolvimento, à geração de empregos e que trará muitos benefícios para nosso município e para a agricultura familiar”, explicou.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Mara Machado (estagiária de Jornalismo)

Com informações do campus de Naviraí