Novos projetos são selecionados pela Fábrica de Software

A Fábrica de Software da Faculdade de Computação da UFMS (Facom) selecionou três novos projetos para serem produzidos no segundo semestre de 2019 e deu continuidade a dois que haviam sido propostos nos meses anteriores.

A escolha dos projetos é feita pelos alunos, que são divididos em grupos e, com ajuda dos docentes, analisam as propostas. Os acadêmicos vão desenvolver cinco projetos este semestre, que são usados como atividade avaliativa e podem aprovar ou não o aluno responsável.

O projeto acontece no contexto de duas disciplinas da Facom, que ocorrem no final do curso. O coordenador da Fábrica, professor Bruno Cafeo, diz que esse é um fator importante no momento de desenvolver as propostas. “Os alunos já tiveram todas as principais disciplinas que auxiliam no desenvolvimento do projeto. Sendo assim, eles têm a possibilidade de aplicar os conceitos adquiridos ao longo da graduação em um projeto real. ”

Serão desenvolvidos os seguintes softwares:

• Mediador pedagógico: Software que tem por objetivo centralizar informações de escolas do ensino fundamental e médio como, por exemplo, avisos, notícias, materiais, calendário, entre outros;
  • Projeto queimadas: O objetivo desse projeto é produzir um software que possibilite um cidadão reportar queimadas que ocorrem em área urbana de maneira mais simples e direta;
  • Transparência de informação: Esse projeto tem por objetivo coletar informações dispersas a respeito de órgãos públicos. Inicialmente ele produzirá métricas e relatórios que apoiarão a tomada de decisões por meio de dados coletados pelo software;
  • CustoBov: Continuação de desenvolvimento de um software que automatiza procedimentos da Embrapa para auxílio a criadores de gado de corte;
  • Facom em Foco: Sistema de envio de mensagens para a comunidade acadêmica.

A Fábrica começou a funcionar em 2018, com o intuito de propiciar uma formação mais completa para os estudantes do curso de Engenharia de Software, visto que aproxima o acadêmico do mercado de trabalho. Além disso, visa a realçar o viés social, atendendo, com os softwares desenvolvidos, demandas tecnológicas da UFMS e comunidade em geral.

Texto: Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalismo)