Jornalismo, Administração e Turismo avançam no Enade 2018

Os cursos de Jornalismo da Cidade Universitária e Administração dos câmpus de Paranaíba e de Três Lagoas passaram do conceito 3 para 4 na edição 2018 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).  Estreando no exame, o curso de Turismo também alcançou a nota 4.

Direito e Tecnologia em Processos Gerenciais mantiveram o conceito máximo (5), repetindo os resultados de 2015 e outros cinco cursos mantiveram o conceito 4: Administração (Campus do Pantanal), Ciências Contábeis e Direito (Campus de Três Lagoas), Administração (Esan) e Psicologia (Fach).

Administração de Paranaíba obteve ainda nota máxima no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, que considera resultados no Enade e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“A Secretaria Especial de Avaliação Institucional, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação, tem trabalhado para que as avaliações reflitam as reais condições dos cursos e isso tem proporcionado melhoria nos resultados, com vários cursos com boa avaliação e muitos subindo seus conceitos”, afirma o pró-reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho.

Obrigatório, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Em 2018, foram avaliados os concluintes dos cursos bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e cursos superiores de tecnologia nos eixos tecnológicos Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer e Produção Cultural e Design.

Em 2019 passam por avaliação os cursos bacharelados nas áreas de Saúde, Agrárias e afins e cursos superiores de tecnologia em Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Texto: Paula Silveira