Integra UFMS 2018: cobertura educomunicativa do Repórter Júnior

Integra UFMS realiza Palestra sobre Marcadores moleculares de câncer

Palestra tem como objetivo mostrar os avanços nos estudos de prevenção e combate ao câncer através de marcadores moleculares

Palestra realizada nesta quinta (8) pela bióloga Lorhenn Bryanda, teve o intuito de mostrar os avanços que estão acontecendo nos estudos do câncer. Foram mostrados quais são os tipos de câncer que mais afetam as pessoas em todo o Brasil e no mundo.

Foi relatada uma estimativa na qual, até 2019, teremos em torno de 60 mil mulheres com câncer de mama, tipo de câncer mais comum hoje em dia, e o responsável por 14,7% dos óbitos entre as mulheres.

Um dos grandes benefícios gerados em torno desses avanços é o barateamento do tratamento de câncer, pois os tratamentos que estão à disposição hoje em dia são caros para o bolso de algumas pessoas. Além disso, esses estudos buscam aproximar a ciência da medicina, que hoje em dia são indiferentes um ao outro, mesmo tendo objetivos em comum.

Integra UFMS realiza oficina sobre doenças parasitárias

Atividade realizada na Facfan mostrou algumas doenças que são transmitidas por parasitas intestinais ou de sangue e tecido

Realizada nesta segunda (5), na Faculdade de Ciência Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), a oficina mostrou quais as formas de contaminação, prevenção e diagnóstico de algumas doenças parasitárias intestinais ou sanguíneas. Foram mostradas de formas detalhadas algumas doenças que são conhecidas e que são responsáveis por inúmeros casos de contaminações.

A coordenadora Thalita Riul comentou sobre a importância das pessoas conhecerem onde habitam esses parasitas e sobre a importância da realização de exames diagnósticos para identificar essas doenças. Segundo Thalita Riul, a coleta para a realização dos exames vai depender de cada tipo de parasita. “Os de sangue ou tecido, o material coletado será o próprio sangue, já no caso de parasitas intestinais, serão coletadas as fezes, ambos levados ao consultório para análises”.

Algumas das doenças parasitárias mostradas foram Tênia (Taenia saginata), Lombriga (Ascaris lumbricoide), Doença de chagas (Trypanosoma cruzi), entre outras.

Integra UFMS realiza palestra sobre a criação de games

Palestra tem como objetivo ensinar a criar games e mostrar como é esse mercado de trabalho

Palestra realizada nesta quinta (8) pelo palestrante Peterson da Silva Santos mostrou algumas estatísticas como o investimento do Brasil em games ser de 1,5 bilhão de dólares e de 36% dos jogadores serem Cross Platform (usarem mais de uma plataforma), e também o fato da mulheres liderarem nos jogos por dispositivos móveis, como os smartphones, chegando a 52,6% do público.

Para a criação dos jogos, ele afirma a importância de saber para quem vai ser produzido o jogo, quem será o público. Peterson ressaltou o que muitos programadores e gamers dizem, que o jogo não é só brincadeira. O mercado de trabalho dos jogos vem crescendo a cada dia e é muito importante que os profissionais dessa área se adequem às novidades que chegam nesse meio.

Integra UFMS realiza palestra sobre o uso racional de medicamentos

Palestra tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o quanto elas podem estar gastando ou usando medicamentos de forma inadequada

Palestra realizada nesta terça (6) teve a presença dos acadêmicos do curso de Farmácia. Foi discutido sobre o quanto é gasto sem perceber em medicamentos, por ser criado um pensamento nas pessoas que um pode ser melhor do que outro. Isso ocorre pelo fato de a mídia exercer influência sobre essas questões, como se o marketing fosse o responsável em contribuir com essa desinformação acerca de alguns medicamentos.

A responsável pela palestra, Mariana Calarge, comentou que as pessoas tendem a acreditar que o medicamento que passa na televisão seja melhor do que outros. “Minha vó, por exemplo, já ficou um mês sem tomar remédios por não achar a marca que ela queria”, afirma.

Integra UFMS realiza palestra sobre Perícia Criminal

Palestra tem como objetivo mostrar como é a vida e profissão de um perito criminal

Palestra realizada nesta quinta (8), pelo perito Rodrigo Wenceslau, mostrou a importância dessa área de atuação. Rodrigo explicou o que exatamente um perito faz em sua profissão e durante a palestra foram quebrados alguns preconceitos sobre a profissão de um perito.

Em resposta a uma das perguntas realizadas pelo público durante a palestra, Rodrigo comentou sobre um caso que o marcou até hoje. “Houve um acidente de trânsito que matou uma família, que estava indo comprar material escolar em outra cidade, quando colidiu com outro veículo, o que levou a família ao falecimento”.

Um dos temas abordados na palestra foi o dever de um perito na sua área de atuação, além dos três princípios básicos para a resolução de um crime, sendo verificar a existência do crime, materializar a cena através de resíduos deixado na cena e então descobrir quem é o culpado.

Textos de autoria do Repórter Júnior Elias Vilalva – E.E. Waldemir Barros da Silva