Inaugurado Laboratório de Eletroquímica de Materiais Avançados

Foi inaugurado no último dia 29, no Instituto de Química da UFMS, o Laboratório de Eletroquímica de Materiais Avançados (LEMA). O espaço tem 54m² e destina-se à realização de pesquisas relacionadas a reações eletródicas (que envolvem a transferência de elétrons para um condutor) de interesse socioambiental e econômico.

O local será utilizado pelo Grupo de Eletroquímica e Eletroanalítica do Pantanal (GEEP/UFMS), liderado pelos professores Janete Giz e Giuseppe Câmara, responsáveis pelo laboratório. A pesquisa coordenada pelos professores é desenvolvida por estudantes de graduação, pós-graduação e por pós-doutorandos, e pode ser dividida em dois ramos principais: a síntese de materiais que promovem a ocorrência de reações eletroquímicas que geram energia limpa, enquanto produzem substâncias de alto valor agregado (reações de eletrossíntese); e a confecção de superfícies capazes de atuar como biossensores eletroquímicos e modificadores de moléculas como a dopamina e a acetilcolina (dentre outras), que são importantes por estarem relacionadas a processos neurológicos e à ocorrência de doenças como mal de Parkinson e Alzheimer.

Imagens da inauguração podem ser visualizadas no site: https://inqui.ufms.br/inauguracao-laboratorio-de-eletroquimica-de-materiais-avancados-lema/

Fonte: INQUI