Grupos PET de Ponta Porã iniciam projetos em parceria

Em uma nova perspectiva de trabalho, os grupos PET (Programa de Educação Tutorial) do Câmpus de Ponta Porã (CPPP) estão iniciando parceria para o desenvolvimento de alguns projetos em conjunto.

“A tecnologia como ferramenta pedagógica: o ensino de matemática através de softwares computacionais”, é uma das propostas para este ano dos PET Matemática Conexões de Saberes e PET Fronteira.

O objetivo do projeto é “mostrar como os aplicativos podem ser utilizados como ferramenta na construção do conhecimento ”aprender matemática”. Segundo o tutor do PET Fronteira, professor Dionisio Machado Leite Filho, os integrantes dos dois grupos irão pesquisar os softwares que podem ser adotados em sala de aula para o ensino de matemática, disponibilizar esses softwares à grupos de estudantes a serem definidos (entre ensino fundamental e médio – educação básica), avaliar a sua aceitação, verificar quais as melhorias que podem ser impostas aos softwares, verificar quais as necessidades locais e como a tecnologia pode contribuir contribuir para o ensino de matemática.

Em funcionamento desde 2010, com 18 petianos, entre bolsistas e voluntários, o PET Fronteira consolida os cursos Sistemas de Informação, Matemática e Ciência da Computação do Campus Ponta Porã (CPPP), com ações de ensino, pesquisa e extensão na área da fronteira Brasil/Paraguai, totalizando 16 ações para 2018, entre elas treinamento em diversas áreas para os acadêmicos do câmpus e em escolas do município através de minicursos e oficinas.

Já o PET Matemática Conexões de Saberes, também de 2010, “objetiva a promoção de uma formação social e acadêmica sólida, estimulando os petianos a permanecerem na universidade, além de estudarem métodos específicos de investigação em matemática e a aprofundar seus conhecimentos teóricos e metodológicos via atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Segundo a professora Claudia Carreira da Rosa, tutora do grupo, o PET desenvolve diversas ações e no momento prepara o Dia Nacional da Matemática (6 de maio), quando promoverá palestra com a professora Eugênia Uribe, do Câmpus de Três Lagoas (CPTL), além de exposição em homenagem às mulheres na Matemática.

Os dois PET realizaram ação conjunta no último dia 3 de abril, durante a presença da Reitoria Itinerante no câmpus do Ponta Porã, com atividades matemáticas e a oficina de programação visual no Laboratório de Informática para alunos do ensino fundamental de escola da região.