Evento comemora o Dia do Médico Veterinário

Nesta terça-feira (10), a empresa júnior Zooplus, ligada a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), realizou o 1º Ciclo de Palestras sobre Medicina Veterinária. O evento aconteceu no auditório da Famez e reuniu estudantes e professores. “Essa iniciativa tem como objetivo integrar os acadêmicos e também para que eles pudessem conhecer um pouco mais sobre a Zooplus, além, claro, de comemorarmos o Dia do Médico Veterinário”, explicou a diretora de projetos e acadêmica do décimo semestre, Jéssika Rodrigues.

Esse é o primeiro evento dessa natureza organizado pela empresa júnior. “Gostaria de parabenizar a diretoria da Zooplus e também toda a equipe da Famez pela iniciativa. Essa integração com a empresa júnior é muito importante e trará ótimos resultados”, falou a vice-reitora Camila Ítavo. “Muitos alunos ainda não conhecem a empresa, então queríamos aproveitar a data para estimular o empreendedorismo na Faculdade”, disse Jéssika.

Atualmente, o curso de graduação em Medicina Veterinária possui cerca de 290 estudantes matriculados em todos os semestres. “Desde a criação do curso já formamos 41 turmas, ou seja, mais de 1,2 mil profissionais foram qualificados pela UFMS”, relatou o coordenador da graduação, professor Valdemir Alves de Oliveira. “A atuação dos acadêmicos na empresa júnior é de extrema importância, pois eles conseguem desenvolver outras habilidades, como organização de eventos, comunicação, gestão. É sempre bom termos eventos que enalteçam a profissão. Esse foi o primeiro, mas tenho certeza que muitos outros virão”, falou Valdemir.

“Todos os anos, nessa época, são realizados eventos por várias instituições para homenagear o Médico Veterinário. A Famez não poderia ficar fora, já fizemos eventos nesta data, mas essa é a primeira vez que a empresa júnior toma frente da organização”, contou o diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazílio. “Participei de uma comemoração ontem no Conselho Regional de Medicina Veterinária e foi muito bom ver que, dos vários profissionais homenageados com 25 anos de profissão, muitos deles são egressos da UFMS”, relatou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), Rodrigo Piva, participou da abertura do Ciclo de Palestras. “Estou aqui hoje para falar aos estudantes sobre necessidade de uma maior aproximação deles em relação ao Conselho. Acredito que uma relação mais próxima do CRMV com a comunidade acadêmica seja extremamente positiva, seja na proteção da sociedade, mas também na proteção dos próprios colegas de profissão”, destacou Rodrigo.

Além de participar da organização do Ciclo de Palestras, Jéssika falou aos estudantes sobre a sua experiência na Zooplus. “Participar da empresa júnior foi uma das melhores escolhas da minha vida. Em todos os projetos desenvolvidos pela Zooplus, consegui saber mais sobre liderança, sobre como empreender. Nossa Universidade está entre as que mais concedem apoio ao empreendedorismo, por meio do movimento das EJs, precisamos aproveitar oportunidades como essa”, finalizou a diretora da Zoooplus.

Texto e fotos: Vanessa Amin